Há mais de 20 anos, a MDA Comércio de Alimentos se notabiliza pela distribuição de batatas in natura no Rio Grande do Sul e outros estados. O cultivo é feito no município de São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha. Apesar da estabilidade no segmento, em 2017, Marcio, Diego e Alã Auler, filhos do fundador, Elando Auler, e hoje proprietários da empresa, decidiram investir na criação de uma marca própria e assim surgiu a Deutschips, que hoje conta com linha de 21 produtos de batata chips e salgadinhos. Há quatro anos no mercado, a empresa teve crescimento substancial em 2020, em pleno ano da pandemia.
— Infelizmente, por causa da pandemia o pessoal ficou em casa e comeu mais. Por isso, crescemos 100% na pandemia (em comparação a 2019). Com exceção de abril, que foi o susto, todos os meses batíamos recorde de faturamento. E, no final, dobramos — comenta o gestor da empresa, Eduardo Müller.
Com plantio próprio, a Deutschips, portanto, dispõe de sua particular matéria-prima. Dos 500 hectares de batata por safra, metade da produção é direcionada para a fábrica, que opera com capacidade de produção de 400 quilos por hora e de 35 mil a 40 mil unidades já embaladas por dia.
— No primeiro ano, 70% da produção era vendida in natura e 30% utilizada para fabricar a batata frita. Agora já estamos em 50% a 50% e, nos próximos meses queremos aumentar para 60% do que produzimos na fabricação da batata frita — informa o sócio-proprietário Alã Auler.
Com a fábrica e plantação em São Francisco de Paula, a empresa possui ainda um depósito e escritório central em Cachoeirinha e um segundo depósito em Caxias do Sul.
O ritmo de crescimento já faz com que as metas mirem o resto do país. Desde ano passado, a empresa começou distribuição da Deutschips em Santa Catarina, operação que os irmãos esperam expandir neste ano, até com a implantação de uma fábrica no estado vizinho.
— Cresceu muito mais do que o esperado. Começamos com 10 veículos de entrega, hoje já temos mais de 40. Entrega em três cidades de Santa Catarina e queremos colocar fábrica lá. Estudamos também abrir filial. Já sondamos até a Bahia — comenta Alã.
"Melhor que a Elma Chips"
A prospecção de mercado é promissora, mas precisa ser gradativa em razão da forte concorrência nacional. Na visão de Eduardo Müller, entretanto, a Deutschips já entrega produto melhor que as marcas mais conceituadas do país.
— O líder de mercado é Elma Chips, é quem queremos alcançar, e em qualidade já alcançamos. Entregamos qualidade maior do que eles e temos preço competitivo melhor, mas nunca vamos trabalhar com preço, me sim com qualidade. Portanto, a Elma Chips está acima e a Yoki é parelha com nós — afirma o gestor.
O sócio-proprietário Alã Auler admite que, embora jovem, a empresa mira a concorrência da gigante Elma Chips.
— Claro que a Elma Chips é uma multinacional, está bem acima da gente, mas nosso objetivo é também nos tornarmos uma multinacional — revela Auler.
Um dos diferenciais, acredita Eduardo Müller, está no processo da produção:
— Somos a única fábrica do Brasil que fizemos a semente, plantamos, colhemos e levamos para a indústria. Isso dá uma qualidade que hoje ninguém entrega. Trabalhamos 100% com óleo de palma. Nosso produto é 0% gordura trans, nossa batatinha é seca, o óleo custa três vezes mais do que o normal, mas queremos qualidade, está no DNA da empresa — destaca.
Mais de 25 redes do Estado possuem parceria com a Deutschips. Atualmente, a empresa conta com cerca de 200 funcionários, entre produção da fábrica, vendedores, administrativo, trabalhadores da lavagem, colheita e plantio.
Empresa surgiu como plano de negócio
Alã Auler comenta que a ideia de criar a fábrica de batatas fritas não era ventilada pelo pai, de perfil mais conservador, que preferiu manter o foco da produção no produto in natura. Ao assumirem a empresa, os três irmãos decidiram explorar a ideia de criar marca própria.
_ Surgiu como plano de negócio mesmo, para aproveitar a produção. Quando a batata está mais cara no mercado e diminui o consumo in natura, a batata frita acaba vendendo mais, então também compensa por esse lado da lucratividade _ avalia Auler.
Com algumas redes, a possibilidade de negociação abrange tanto o produto in natura quanto o industrializado. Uma das linhas mais evidentes é a embalagem personalizada da dupla Gre-Nal, produtos que são licenciados pelos próprios times.
_ Essa parceria também é interessante do ponto de vista de promoção da marca, e também tínhamos entrada nas lojas dos estádios, porém, desde a pandemia, perdemos essa venda _ ressalta Auler.
Outro plano de expansão da empresa é ampliar a variedade de sabores. Atualmente são cinco. A ideia, em médio prazo, é investir no sabor milho, também aproveitando a produção própria.
RAIO-X
- Nome da empresa: MDA Alimentos (Deutschips).
- Fundação: 2017 (MDA existe desde 1999).
- Setor de atuação: produção de batatas chips e salgadinhos.
- Número de funcionários: em torno de 200.
Participe
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