
Um clube que marcou o futebol gaúcho em meados do século 20 ganhou um livro de memórias. É O Cometa Eterno, sobre a história do saudoso Grêmio Esportivo Renner, de Porto Alegre, que foi campeão estadual em 1954, superando a hegemonia da dupla Gre-Nal.
Com a Fundação A. J. Renner à frente, o projeto nasceu da escrita de dois apaixonados pelo time: Luis Carlos Macchi e Vítor Vasata, que tiveram a ajuda de torcedores e de ex-jogadores com arquivos incríveis, como o Memorial Valdir Joaquim de Morais, craque da agremiação. Macchi, para quem não sabe, foi mascote do Renner no ano do título e guarda com carinho as lembranças da época.
— É mais do que um time: é um legado que deve ser compartilhado com as novas gerações. A festa de lançamento será uma oportunidade para celebrar a nossa história e manter viva a chama do clube — diz Macchi.
O lançamento do livro será no próximo dia 21, às 18h, no restaurante Galeto do Mercado, no DC Shopping, com sessão de autógrafos e a presença de personalidades do futebol. Quem prestigiar, também vai poder ver uma exposição com fotografias e objetos da equipe. Golaço.
Como surgiu
O G.E. Renner surgiu no bairro Navegantes (hoje 4º Distrito, polo de inovação, antes distrito industrial), em Porto Alegre. Foi idealizado pelos funcionários da A. J. Renner e teve o apoio da presidência da fábrica.
O suporte garantiu o crescimento do clube, que, após 14 anos faturando títulos no futebol amador, conseguiu se profissionalizar. Foram outros 14 anos na elite profissional do futebol gaúcho, com apogeu entre 1954 e 1956, quando enfileirou dois anos de invencibilidade e conquistou o campeonato estadual de 1954, após vencer Grêmio e Internacional no Campeonato Citadino do mesmo ano.

Outro feito marcante do time foi revelar o goleiro Valdir de Moraes, um dos grandes da posição nas décadas de 50 e 60. O arqueiro começou no juvenil e defendeu as cores vermelha e branca por mais de uma década, até ser vendido ao Palmeiras. No clube paulista, foram 480 jogos e sete títulos conquistados.
Após a aposentadoria, Valdir também se destacou por criar a profissão de treinador de goleiros, função que exerceu na Seleção Brasileira, na Copa do Mundo de 1986. O goleiro compilou muitos documentos e fotos ao longo de sua carreira e muito desse acervo histórico foi consultado na pesquisa e elaboração do livro O Cometa Eterno.
Apoiadores do livro
O projeto conta com apoio do Centro de Memória do Esporte, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da UFRGS, da prefeitura de Porto Alegre, do governo do Estado e do Instituto Estadual do Livro. A obra foi feita pela Editora Libretos, com produção de Stephanou Cultural e realização da Fundação A. J. Renner.