Não poderia ser em melhor hora. No início de novembro, Porto Alegre vai receber alguns dos principais nomes do Brasil na área ambiental para discutir temas como bioeconomia e adaptações ao novo (a)normal do clima. Será o 4º Fórum Internacional de Mudanças Climáticas.
Realizado pelo Ministério Público (MP) e pelo Instituto Latino-Americano de Desenvolvimento Econômico Sustentável (Ilades) com o apoio de um timaço de parceiros, o evento será presencial e gratuito.
Entre os palestrantes confirmados, estão os economistas Ana Toni, à frente da Secretaria Nacional de Mudanças Climáticas, e Rodrigo Perpétuo, secretário-executivo do ICLEI na América Latina (uma rede global de governos locais e regionais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável).
— O objetivo é levar informação de qualidade ao público, quando muita gente ainda nega o que está acontecendo no planeta. A ideia é balançar mesmo, fazer com que as pessoas repensem hábitos e atitudes — destaca o advogado Marcino Fernandes Rodrigues Junior, presidente do fórum e do Ilades.
Isso inclui as chamadas “cidades de baixo carbono”, aquelas que adotam estratégias e políticas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, em especial o CO2. Ainda temos muito a aprender sobre isso. E sobre muito mais.
Por exemplo: como acelerar a transição para uma economia verde? De que forma melhorar nossa capacidade de prevenção e resposta diante dos eventos extremos cada vez mais comuns, como tempestades, estiagens prolongadas e ondas de calor intenso?
Tudo isso será debatido no evento. O grande desafio, desde já, é transpor as reflexões para a vida real.
O fórum será em 8 de novembro, no auditório do MP na Capital. Inscrições pelo e-mail 4forumclima@gmail.com. Se puder, participe.