
Em celebração aos 150 anos da imigração italiana no Estado, o Grupo RBS apresentou na noite desta segunda-feira (12), na Vinícola Casa Valduga, em Bento Gonçalves, as principais ações da empresa com o objetivo de valorizar o legado dos primeiros colonos italianos que chegaram ao Rio Grande do Sul. Além do CEO do Grupo RBS, Cláudio Toigo, o evento contou com a presença do cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valério Caruso, do Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin, e de prefeitos e autoridades da região.
Com comando dos comunicadores do Grupo RBS Marco Matos e Shirlei Paravisi, a noite iniciou com a exibição de um vídeo apresentando os conteúdos que serão divulgados nos veículos de comunicação da empresa, como a RBS TV e jornais Pioneiro e Zero Hora. Os convidados e parceiros do projeto que celebra a imigração italiana foram cumprimentados pelo CEO da RBS. Toigo citou que relembrar a história da imigração pode servir de inspiração para a recuperação do Estado após as enchentes vividas em 2024:
— A RBS está hoje aqui reconhecendo um legado que tem muito valor para o nosso Estado. Reconhecer a história daqueles corajosos que vieram ao nosso continente e tanto fizeram pelo desenvolvimento desta região. Depois do que passamos no ano passado, essa trajetória de 150 anos que hoje celebramos nos abastece com inspiração, crença e coragem.
Em seguida, o cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valério Caruso, foi chamado ao palco para receber uma homenagem da RBS. Das mãos de Toigo, Caruso recebeu a obra 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. É uma criação exclusiva da artista gaúcha Ramile Leandro. Ela mostra o mapa do RS com uma grande nave ao fundo, com a bandeira italiana. Em primeiro plano a família: o pai, que carrega uma grande mala, representando a coragem e a força de recomeçar do zero em um novo país. Ao lado, a mãe de família carrega a bandeira italiana.

— Gostaria de falar que também é importante o que os imigrantes estão fazendo e o que ainda farão no futuro. É importante resgatar as origens, falar da história dos nossos antepassados, também como exemplo para o presente e futuro. Mas também é importante pensar no futuro da relação —destacou o cônsul.
A cerimônia teve ainda declarações do secretário Peruchin, representando o governador Eduardo Leite, e do prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira. Ambos reforçaram a importância da história da imigração para a região e o Estado. Siqueira também citou que o espírito trazido pelos imigrantes, como a tradição do trabalho e a simplicidade, devem ser transmitidas para as novas gerações.
Também estiveram presentes os prefeitos de Caxias do Sul, Adiló Didomenico; de Flores da Cunha, César Ulian; Farroupilha, Jonas Tomazini; e de Garibaldi, Sérgio Chesini; além de representantes de entidades e empresários da região, como Clóvis Tramontina.
Ampla cobertura do jornalismo da RBS
O jornalismo da RBS tem realizado uma ampla cobertura do tema da imigração desde o início deste ano de celebrações. Um dos destaques será o RBS.DOC que está sendo preparado pela RBS TV sobre temas como gastronomia e cultura, fé, família e trabalho. A produção deve ir ao ar no dia 31 de maio, após o Baita Sábado.
Cadernos com reportagens especiais serão encartados em Pioneiro e Zero Hora no dia 20 de maio, data em que os primeiros imigrantes italianos chegaram ao Rio Grande do Sul, na região de Nova Milano, em Farroupilha, em 1875. A cobertura conta ainda com uma edição temática do Destemperados e de uma publicação que contará a saga dos imigrantes em quadrinhos.
O Baita Sábado, da RBS TV, e o videocast Aconteceu no RS, em GZH, estão realizando séries especiais para falar da história e do legado da imigração. A Gaúcha realizará transmissões de três programas (Gaúcha+, SuperSábado e Galpão da Gaúcha) direto do Encontro das Tradições Italiana (Entrai), em Farroupilha, neste fim semana. Atlântida Serra e Gaúcha Serra também têm se envolvido na cobertura.
Parte dessas ações integra o projeto 150 Anos de Imigração Italiana do Grupo RBS, que tem como conceito “legado que abraça o futuro” e conta com patrocínio de Andreazza, prefeitura de Farroupilha, Casa Valduga e Nostrali, e apoio de Sicredi Pioneira e UCS.