O Mercado Público de Porto Alegre vai ficar mais colorido. Desta sexta-feira (15) até domingo (17), o espaço receberá cerca de mil orquídeas, de 200 espécies - inclusive algumas raridades.
Com a participação de 30 associações de orquidófilos do Rio Grande do Sul, a tradicional exposição de flores vai celebrar o início da primavera e os 154 anos do mercado - que, desde o início de agosto, passou a abrir aos domingos. Além da exibição de plantas, de cursos e palestras, haverá uma competição entre os expositores, com 56 categorias.
Nesta edição, a espécie homenageada será a Cattleya Intermedia, que floresce nesta época do ano. Ela é uma planta nativa do Estado, com flores grandes (9cm x 9cm) e com detalhes de forma e coloração bastante variados. É uma planta resistente, que se desenvolve bem em diferentes condições de temperatura.
Outro destaque serão as micro-orquídeas, cujas flores têm até 1,5cm, e o vegetal, até 7cm.
— Tem crescido o interesse pelo cultivo deste tipo de orquídea, em razão da facilidade em espaços pequenos — explica o presidente do Círculo Gaúcho de Orquidófilos (CGO), Carlos Chiaradia, lembrando que haverá uma palestra com o paulista Roberto Martins, especializado em cultivo dessas espécies.
400 mil na Capital
Vale destacar que o cultivo de orquídeas também é uma atividade econômica na Capital. Estima-se, segundo o CGO, que apenas na área rural de Porto Alegre sejam cultivadas comercialmente mais de 400 mil plantas do tipo.
Serviço
- Exposição de Orquídeas – Celebração da Primavera e abertura do Mercado Público aos domingos
- Onde: Mercado Público de Porto Alegre (Largo Glênio Peres, Centro)
- Quando: dias 15, 16 e 17 de setembro
- Horários: dia 15, das 14h às 19h, dia 16, das 8h às 19h, e dia 17, das 10h às 16h
- Palestras e workshops: entrada franca, não necessita inscrição prévia; mais detalhes no perfil @cgo_orquidofilos, no Instagram, e na página da CGO no Facebook
Programação
Dia 15 (sexta-feira)
- 9h: início das vendas nos estandes comerciais
- 14h - abertura da exposição das orquídeas e da visitação à área de exposição
- 15h30min: workshop “Cultivo de Orquídeas”, a cargo do Orquidófilo Hélio Marodim
Dia 16 (sábado)
- 8h às 19h: visitação aberta ao público e venda de orquídeas
- 10h30min: palestra “Jardins – conceitos, elementos e uso de orquídeas na composição jardinística”, pelo Orquidófilo Luiz Alberto Pinheiro
- 14h: palestra “Pequenas e micro-orquídeas – Cultivo & Paixão”, a cargo do Orquidófilo Roberto Martins
Dia 17 (domingo)
- 10h às 16h: visitação aberta ao público e venda de orquídeas
- 10h30min: palestra “Orquídeas Oncidium”, a cargo do Orquidófilo Cláudio Cunha
- 16h: encerramento da exposição