Depois de anos de demanda para que o Mercado Público funcione também aos domingos, o prefeito Sebastião Melo conseguiu um acordo para iniciar a experiência já no próximo fim de semana. Porto-alegrenses e turistas que quiserem fazer compras no ponto comercial mais icônico de Porto Alegre encontrarão entre 15 e 20 bancas abertas, das 10h às 16h, sem contar os restaurantes que estarão todos operando com sua gastronomia típica.
O prefeito e o secretário de Administração, André Barbosa, almoçarão em um dos restaurantes do Mercado neste domingo (6). A Guarda Municipal e a Brigada Militar estarão a postos para fazer a segurança. E o Largo Glênio Peres e as ruas adjacentes estarão liberados para estacionamento.
Barbosa adianta que haverá atrações culturais e antecipa as primeiras bancas que confirmaram a abertura: Estância da Carne, Comercial Martini, Café do Mercado, Santo Ângelo. Bar Chopp 26, Banca do Holandês, Adega do Holandês, Armazém do Confeiteiro e Ponto do Chimarrão.
— Todos sabem que nós temos no Mercado Público as melhores carnes para o churrasco. Quem quiser fazer churrasco domingo, vai encontrar tudo o que precisa — diz Barbosa.
Reformado depois de 10 anos de obras, como consequência do incêndio que devastou parte do prédio, o Mercado está pronto para recuperar seu papel na atração de turistas. A administração municipal conseguiu um acordo com os donos de banca e reduziu a inadimplência (pelo aluguel do espaço) a quase zero.
— A palavra privatização saiu do vocabulário. O que vamos fazer é contratar uma única empresa para fazer os serviços auxiliares, como limpeza das áreas de circulação, manutenção dos banheiros, funcionamento dos elevadores e escadas rolantes.