O jornalista Caio Cigana colabora com a colunista Juliana Bublitz, titular deste espaço
Caso nenhum contratempo prejudique o cronograma, quem visitar o Cristo Protetor de Encantado a partir de março poderá ter uma nova experiência: subir de elevador uma altura equivalente a oito andares e acessar o coração da estátua, com uma visão privilegiada do Vale do Taquari.
No momento, a obra está em fase de finalização do pedestal que dará acesso ao elevador. Falta ainda instalar o vidro na estrutura do coração, no peito da estátua, a parte elétrica e colocar o próprio elevador. Mas março é uma estimativa, ressalta Rafael Fontana, membro da diretoria da Associação Amigos de Cristo.
– Acreditamos que todo o complexo estará pronto em dezembro do ano que vem – diz Fontana, lembrando que ainda faltam a infraestrutura de acesso e outras dependências, espaços e conveniências que darão mais conforto e opções a quem for até o local.
Desde maio de 2021 até o final de novembro deste ano, mais de 110 mil pessoas de 21 países visitaram o monumento. Por enquanto, a visita permite conhecer apenas o entorno. Atualmente, os turistas que vão até o Cristo Protetor fazem uma contribuição pela oportunidade de conhecer a estátua antes da conclusão de todo o complexo. Mas, quando tudo estiver pronto, será cobrado ingresso, com outros valores. Os detalhes devem ser conhecidos no início de 2023.