Ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado (OAB-RS), o gaúcho Marcelo Bertoluci foi o mais votado - e o único finalista representando o RS - na lista tríplice que definirá o novo desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre. Bertoluci fez 24 dos 26 votos possíveis.
Com três décadas de atuação na área do Direito Penal, o advogado é doutor em Ciências Criminais, tem 49 anos e é professor da Escola de Direito da PUCRS desde 2001. É reconhecido entre os pares não só pelo preparo profissional, mas também pela cordialidade e a aptidão ao diálogo.
O segundo lugar na disputa ficou com Alaim Giobani Fortes Stefanello, que recebeu 15 votos. Ele também nasceu no RS, mas concorre à vaga representando o Paraná, onde atua. Em terceira posição, ficou Ana Cristina Ferro Blasi, representando Santa Catarina.
A gaúcha Jane Berwanger, diretora do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), recebeu o mesmo número de votos de Ana Cristina (14), mas não entrou na lista tríplice porque Ana tem o registro da OAB mais antigo.
A escolha final, agora, cabe ao presidente da República.
Confira o resultado da votação
1° - Marcelo Machado Bertoluci (RS) — 24 votos
2° - Alaim Giobani Fortes Stefanello (PR) — 15 votos
3° - Ana Cristina Ferro Blasi (SC) — 14 votos
4° - Jane Lucia Wilhelm Berwanger (RS) — 14 votos
5° - Cezar Eduardo Ziliotto PR — 7 votos
6° - Marco Vinicius Pereira de Carvalho (SC) — 4 votos