Psiquiatra do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) e professor licenciado do Departamento de Neuropsiquiatria da UFSM, Vitor Crestani Calegaro, 41 anos, acaba de ser nomeado membro de uma das mais tradicionais sociedades honoríficas de ciência: a Sigma Xi - The Scientific Research Honor Society, fundada em 1886 nos EUA.
A instituição tem representantes em todo o mundo, de jovens pesquisadores a cientistas experientes, entre eles ganhadores do Prêmio Nobel. O nome de Calegaro chegou até a entidade pelo trabalho envolvendo a tragédia da boate Kiss.
De 2015 a 2021, Calegaro coordenou o ambulatório de Psiquiatria do Centro Integrado de Atendimento às Vítimas de Acidentes (Ciava) do HUSM, que se tornou referência para os sobreviventes. Em outubro de 2019, com base em depoimentos de pacientes, ele defendeu uma tese de doutorado sobre o tema, na Faculdade de Medicina da UFRGS.
— Fiquei feliz e honrado. Quando vi o e-mail da entidade, quase não acreditei. A intenção deles é criar um capítulo (espécie de filial) aqui na UFSM. Será muito importante para nós — diz Calegaro.
A SABER
Além da pesquisa envolvendo a Kiss, o psiquiatra está à frente de outros estudos de impacto, sobre os efeitos da pandemia na saúde mental das pessoas. Atualmente, Calegaro faz pós-doutorado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde dará continuidade à pesquisa envolvendo a covid-19.