Mais um passo foi dado para tirar do papel um novo porto no litoral do Rio Grande do Sul. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, anunciaram a assinatura de contrato para execução da nova estrutura, em Arroio do Sal.
— Após vários anos, nós estamos concluindo os encaminhamentos para viabilizar uma mudança logística estratégica para o estado do Rio Grande do Sul: nosso terminal de uso privativo, o nosso terminal marítimo de Arroio do Sal, que vai mudar a realidade da economia do estado —, comemorou Pimenta.
A informação foi repassada a um grupo de empresários do Rio Grande do Sul que participou de reunião com os ministros e com o secretário Nacional de Portos, Alex Ávila.
O Porto Meridional de Arroio do Sal é um empreendimento considerado estratégico. O projeto busca criar uma infraestrutura portuária moderna e eficiente, capaz de atender às demandas do comércio internacional.
— A notícia positiva é que a gente vai estar, até o dia 20 de outubro, anunciando no Estado um investimento na ordem de mais de R$ 1,3 bilhão que vai gerar mais de dois mil empregos diretos e quase 5 mil empregos indiretos. Isso vai mudar completamente a matriz econômica do estado do Rio Grande do Sul —, projetou Costa Filho.
Defensores do projeto destacam que o porto irá facilitar o transporte de cargas e impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região. Durante sua fase de construção, o empreendimento deverá gerar mais de duas mil oportunidades de trabalho.
A proposta também desperta críticas de autoridades e de empresários vinculados ao porto de Rio Grande, que questionam as vantagens e a viabilidade da iniciativa. Ambientalistas também têm se mostrado preocupados com impactos sobre a natureza em uma zona sensível.
Em abril, a Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq) já havia aprovado o requerimento para construção do terminal. Para a obra poder ser executada ainda é necessário ter o licenciamento ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A prefeitura de Arroio do Sal também trabalha em alterações do Plano Diretor do município e em um projeto de saneamento, já que o porto deve afetar a rede de esgoto da cidade. Também há planos de construção de uma rodovia de 12 quilômetros ligando o terminal à BR-101.
O porto de Arroio do Sal tem investimento estimado em R$ 1,3 bilhão e terá capacidade anual de movimentar cinco milhões de toneladas de carga sólida e a granel, 800 mil toneladas de cargas líquidas, 1,8 mil toneladas de cargas gerais e 300 contêineres. O projeto é liderado pela DTA Engenharia Portuária e Ambiental.
As obras deverão durar 20 meses. A escavação para área portuária acontecerá em uma extensão de 2,5 quilômetros da beira-mar.