Depois da tentativa frustrada de voltar a receber jogos, em 17 de agosto, a Arena se prepara para reabrir suas portas. O jogo de 1º de setembro, pelo Campeonato Brasileiro, irá ocorrer às 11h. A partida poderia também ser disputada às 15h, mas este horário não está aberto na grade de TV.
Apenas o primeiro anel das arquibancadas será aberto para o público. Entre 10 mil e 12 mil torcedores poderão assistir ao jogo contra o Atlético-MG.
Na semana passada, um teste foi feito no gramado da Arena. Na ocasião foi identificado que não houve enraizamento da grama de verão.
A raiz não cresceu por causa do clima frio. A grama foi replantada em junho.
A expectativa do Grêmio é que, até 1º de setembro, a grama estará mais adensada, ainda mais pelo crescimento do azevém - gramado de inverno. Mesmo que um novo teste indique que o campo não esteja nas melhores condições, o Tricolor não aceitará ficar mais uma partida sem jogar na Arena.
A última vez que o Grêmio jogou na Arena foi em 20 de abril. Na ocasião, o Tricolor venceu o Cuiabá pela terceira rodada do Brasileirão.
Público reduzido
As explicações sobre público reduzido estão relacionadas à necessidade de geradores para garantir a realização da partida. As obras de reforma do estádio também são um impeditivo.
Para ter mais público seria necessário ter mais geradores, com mais cabos de energia. Essa estrutura precisa ficar isolada do público. Como são instalados ao lado do estádio, os equipamentos restringem acesso dos torcedores nestes locais.
Além disso, quanto mais jogos o estádio receber, mais tempo as obras precisarão ficar suspensas. Cada partida paralisa a recuperação em mais três dias. Receber um público maior demandaria manter as obras suspensas por um tempo ainda maior.
Jogos diurnos
A Arena informou ao Grêmio que as partidas de setembro precisarão ocorrer durante o dia, por conta da energia elétrica do estádio. Somente a partir de 25 de setembro será possível substituir todos os refletores.
Até lá, o Tricolor terá dois jogos na Arena - além do Atlético-MG, a partida contra o Flamengo, em 22/09, será num domingo.
Porém, se o Grêmio se classificar para as quartas de final da Libertadores da América, as datas sugeridas para a realização das duas partidas estão previstas para ocorrer entre 17 e 26 de setembro.