A Arena do Grêmio será reaberta para jogos no próximo dia 17. Segundo informações obtidas pela coluna, não há mais entraves para a realização de partidas no estádio.
Dessa forma, o jogo contra o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro, poderá ocorrer. Oficialmente, porém, a Arena Porto-Alegrense ainda não se pronunciou.
Há duas questões que precisam ser observadas. A primeira delas envolve o horário da partida, que terá de ser realizada às 11h.
O jogo precisará ocorrer com a utilização de geradores, porque ainda não foi possível religar a energia elétrica. A concessionária responsável pelo abastecimento afirma que a subestação que atende o estádio está "em plena operação" desde o fim de junho e que a manutenção das instalações elétricas internas é de responsabilidade da gestora da Arena (leia a íntegra da nota abaixo).
O segundo item envolve a capacidade de torcedores. Como está sendo reformada, a Arena tem áreas que não podem ainda serem abertas para circulação de pessoas. Por causa disso, o jogo contra o Bahia não deverá ter mais que cinco mil torcedores.
O gramado, que poderia ser também um complicador, está em fase de testes e não deve ser um complicador para a realização da partida. A grama foi replantada em junho.
A confirmação da partida, agora, está nas mãos dos órgão de segurança e trânsito. A definição deverá ser anunciada ainda nesta semana para que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) seja avisada com antecedência sobre a localização da partida.
A última vez que o Grêmio jogou na Arena foi em 20 de abril. Na ocasião, o Tricolor venceu o Cuiabá pela terceira rodada do Brasileirão.
O que diz CEEE Equatorial
A respeito das informações sobre a restrição de energia na Arena do Grêmio, a CEEE Equatorial informa que a subestação de responsabilidade da Distribuidora que atende o local foi energizada em 28 de junho e encontra-se em plena operação.
Desde então, atividades de manutenção nas instalações elétricas internas da Arena, de responsabilidade do cliente.