O Rio Grande do Sul poderá ter de esperar um pouco mais para ver em funcionamento o seu novo radar meteorológico. O motorista do caminhão guindaste da empresa Irigaray, que faria a instalação do equipamento em Montenegro, perdeu o controle na subida para o Morro São João, local onde ele será instalado.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento do acidente, ocorrido na quinta-feira (1). Segundo a Defesa Civil, apesar da queda, o motorista do veículo teve apenas um corte no supercílio, foi atendido e liberado.
Uma reunião nesta sexta-feira (2), entre representantes da empresa Climatempo — responsável pela operação do radar — e do Governo do Estado, avaliou a possibilidade da instalação do radar ser adiada. A estrada está interditada para que seja analisada a estabilidade do solo.
— Isso poderá atrasar algumas semanas, talvez meses. Estamos discutindo com a empresa uma solução provisória, que atenda o objeto do contrato bem como o cronograma de instalação, até que a contratada encontre uma solução definitiva para instalação, que segue tendo no Morro São João como a primeira opção — informa o chefe da Casa Militar, coronel Luciano Boeira.
A Climatempo ficou de apresentar alternativas para que, até a próxima semana, o radar esteja instalado. Quando isso ocorrer, será iniciado o processo de calibração do equipamento.
Pela previsão contratual, o radar deve começar a funcionar em agosto. O radar foi construído em Praga, na República Tcheca. Antes de ser encaixotado, o equipamento foi montado e passou nos testes iniciais.