O retorno à Arena está oficialmente adiado. Sem estar com o estádio em condições, o Tricolor mandará a partida do sábado da semana que vem (17), contra o Bahia, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. A informação foi publicada inicialmente pelo ge.globo.
Segundo apurado por ZH, o Juventude não tinha intenção de emprestar o Alfredo Jaconi. Mas como a requisição foi realizada via CBF, o clube teve de acatar o pedido.
A impossibilidade de utilizar a casa gremista foi definida na última quinta-feira (8) em reunião entre a Arena Porto-Alegrense, empresa gestora do estádio, e o Grêmio. A situação do gramado, a liberação dos órgãos de segurança e a impossibilidade de receber público foram citadas como motivos.
A questão do gramado é novidade. O processo de troca do campo teve início no dia 11 de junho, e a expectativa era de que o piso estaria em boas condições. Em nota divulgada pela assessoria da Arena no início dos trabalhos, foi destacado de que "em algumas semanas o Grêmio terá um gramado em excelentes condições para jogo".
Em nota, a empresa explicou que o gramado foi reprovado em testes realizados e que o retorno dos jogos do Grêmio no estádio acontecerá apenas no dia 1º de setembro.
Confira a nota oficial:
"A Arena do Grêmio confirmou na tarde desta sexta-feira que o Grêmio voltará a jogar no estádio no dia 1º de setembro, no confronto contra o Atlético-MG. Apesar dos esforços para antecipar o retorno para 17 de agosto, não foi possível atender todos os requisitos técnicos, principalmente os referentes aos testes no gramado. A decisão final foi baseada nos resultados desses testes, realizados nesta semana.
Durante os testes, conduzidos sob o protocolo da Fifa e acompanhados pelos representantes do Grêmio, foram coletadas amostras em 19 pontos diferentes do gramado. Infelizmente, mais de 80% dessas amostras não atingiram o limite mínimo de tração necessário para a prática segura do futebol. Diante disso, e priorizando a segurança dos atletas e a preservação do gramado, decidiu-se manter a data de retorno inicialmente prevista, ainda com utilização parcial da estrutura, para 1º de setembro.
O tratamento intensivo do gramado continuará, com o objetivo de entregar o campo em condições para a partida diante da equipe mineira pelo Campeonato Brasileiro".