Faltando algumas semanas para o prazo de término, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) prorrogou a data de entrega das obras que estão em andamento entre os kms 178 e 181 em Nova Petrópolis. Os reparos nos taludes deveriam ser finalizados em junho.
O contrato com a construtora Neovia está sendo ampliado em mais dois meses - até 13 de agosto. O motivo da prorrogação, segundo a autarquia, foi a quantidade de dias chuvosos, que atrapalhou o andamento dos trabalhos.
A obra também ficou mais R$ 2,23 milhões mais cara, passando para R$ 24,61 milhões. Os reparos foram iniciados em agosto do ano passado.
Em 16 de junho do ano passado, uma queda de barreira bloqueou cerca de 200 metros da rodovia federal com árvores, pedras e lama, que desceram a encosta e arrancaram inclusive as muretas de contenção da estrada. Menos de um mês depois, a região voltou a ter novos desmoronamentos.
A rodovia voltou a enfrentar interrupções na chuva de maio de 2024. Parte da ponte sobre o Rio Caí, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, cedeu.
A empresa Cidade foi escolhida para executar a obra. Os trabalhos precisarão ser executados até fevereiro do ano que vem.
Enquanto a nova estrutura não fica pronta, o Exército instalará uma ponte provisória no local. A expectativa é que o trafego provisório seja liberado até o fim do mês de junho.
A estrutura metálica sobre o Rio Caí será instalada em um desvio da BR-116, que fica entre Vila Cristina e São José do Caí. Quando estiver concluída, a ponte provisória terá via única, com 60 metros de comprimento.