Organizada pela Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp), uma reunião será realizada na próxima segunda-feira para chamar a atenção para a falta de manutenção da BR-116 na região da subida da Serra. O encontro contará com a presença de representantes dos setores da indústria, comércio e serviço da Serra, além de políticos.
Segundo o presidente da Acinp, Neander Port, as interrupções no trânsito têm ocasionado uma diminuição expressiva de carros vindo de Caxias do Sul para Nova Petrópolis. Além disso, empresários estão precisando usar rotas com maiores distâncias para levar produtos entre as duas cidades. Até mesmo ambulâncias estariam com dificuldade de passar pela região.
- É preciso ter um maior cuidado com a BR. Ela tem um fluxo muito grande entre as regiões das Hortênsias e da Uva e do Vinho. As quedas de barreira têm acontecido de uma forma muito seguida - destaca Port.
De acordo com ele, os bloqueios no trânsito ocorreriam em menor escala se houvesse uma manutenção mais adequada na rodovia.
A chuva em excesso nos meses de julho e novembro de 2023 causaram cinco desmoronamentos na rodovia entre os quilômetros 177 e 181. As obras para reconstruir a pista estão em desenvolvimento.
Por causa disso, o trânsito funciona no sistema de Pare e Siga. Como a passagem pelo local ocorre em um só lado da pista, o tráfego ocorre de forma intercalada, causando congestionamentos.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) promete entregar em até três meses os reparos na pista afetada em julho. Já os problemas ocorridos em novembro só serão totalmente corrigidos no final deste ano.