No próximo mês, passageiros voltarão a usar o aeroporto Salgado Filho. O check in deixará de ser feito no ParkShopping Canoas.
Ainda não será possível que aviões pousem na pista, que segue interditada. A Base Aérea de Canoas continuará sendo usada para a saída ou chegada de aviões.
A Fraport está ultimando os detalhes para anunciar a data, mas informa que o novo procedimento ocorrerá durante a primeira quinzena de julho. Além dos ajustes necessários, a administradora do aeroporto realizará testes e buscará homologações com os órgãos competentes.
O que já se sabe é que o térreo permanecerá fechado para a circulação de passageiros. Junto com a pista, essa foi a parte do terminal mais atingida pela enchente.
Dessa forma, os passageiros entrarão no aeroporto pelo segundo piso - área que não foi afetada. Ainda não se sabe se eles já poderão comprar passagem com as companhias aéreas.
O procedimento segue igual em tempos normais. Eles subirão até o terceiro andar para passar pelo raio-X e descerão para a sala de embarque.
Em vez de se dirigirem para os corredores que levam para os aviões na pista, eles acessarão uma saída alternativa, de volta ao meio fio do segundo piso. No local, um ônibus os esperará para levar até a Base Aérea.
Quem está chegando de viagem fará o desembarque sem a necessidade de entrar dentro do terminal de passageiros. Uma área coberta recepcionará os ônibus que virão de Canoas.
Essa ampliação foi necessária porque a Base Aérea passará a receber mais voos comerciais a partir de 30 de junho. O horário noturno também será usado.
O Salgado Filho está fechado desde a noite de 3 de maio. Ainda não há previsão de quando será reaberto.
Há previsão de que a pista volte a receber voos neste ano. Porém, até setembro, segundo a Fraport, será impossível.