Os passageiros com voos na Base Aérea de Canoas voltarão a fazer check-in, embarque e desembarque no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, na primeira quinzena de julho. Conforme o Ministério de Portos e Aeroportos, entretanto, os pousos e decolagens seguem sendo realizados em Canoas.
Com isso, os serviços que hoje são feitos no ParkShopping Canoas voltarão a ser realizados no aeroporto da Capital. A operação será retomada na parte do terminal de passageiros que não foi impactada pela enchente, ou seja, apenas nos andares superiores.
Atualmente, os passageiros que fazem check-in no ParkShopping são levados para a base aérea em um ônibus, sem custo. O mesmo acontece no desembarque, em que é feito o transporte da base aérea até o shopping. Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, a operação deverá se repetir com os serviços de embarques e desembarques sendo feitos no Salgado Filho.
No dia 11, o terminal de cargas do Salgado Filho foi reaberto, com a retomada das operações para a retirada e recebimentos de mercadorias. Já em Canoas, a previsão é de que a operação seja ampliada até o dia 30, passando de cinco para sete os voos diários na base aérea.
Na terça-feira (18), em reunião com o governo federal, a Fraport pediu quatro semanas para avaliar danos no Salgado Filho.