Depois de 39 dias, o terminal de Cargas do aeroporto Salgado Filho foi reaberto na manhã desta terça-feira (11). Os funcionários foram avisados na tarde passada sobre o retorno das atividades.
A reabertura foi possível depois que a água do entorno baixou. A Fraport também recebeu o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Receita Federal e da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Vigiagro).
Com a abertura do espaço desde às 8h, está autorizado o recebimento e retirada de mercadorias. Como os voos seguem suspensos por tempo indeterminado, os produtos chegam e saem por caminhões.
Num primeiro momento, a Fraport não irá receber cargas perecíveis, que ficam armazenadas nas câmaras frias. A energia elétrica é mantida por gerador no terminal. Durante a manhã, houve queda momentânea da energia.
O atendimento aos importadores e exportadores ocorrerá de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Aos sábados, o funcionamento será das 8h às 12h, para descarregamento de trânsito rodoviário de importação (DTA).
A Fraport também informou que as tarifas referentes aos períodos de armazenagem estarão congeladas até sexta-feira (14).
O prédio do terminal de cargas foi inaugurado em julho de 2021, após um ano e meio em obras. Cerca de R$ 50 milhões foram investidos no empreendimento de 10.559 metros quadrados na Rua Severo Dullis, que incluiu ainda nove docas para atividades de importação e oito dedicadas à exportação, além de área exclusiva de espera para 10 caminhões e uma via que liga o novo terminal ao pátio de aeronaves.