A Fraport, que administra o Aeroporto Salgado Filho, decidiu que vai paralisar as operações por pelo menos 24 horas, até as 20h30 min de sábado. Segundo Edgar Nogueira, vice-presidente de operações da concessionária, a medida foi motivada pelo possível rompimento de um dique próximo ao aeroporto.
Os voos da Latam com partidas e chegadas em Porto Alegre ficam cancelados até meio-dia de sábado (4); os da Azul, até meio-dia de domingo; e os da Gol, até 23h59 de domingo. Confira abaixo as instruções para cancelamento ou reagendamento dos voos.
— Existe o risco de rompimento (do dique) mas ainda não aconteceu. Estamos buscando um geotécnico para fazer a avaliação assim que possível — disse Nogueira à Rádio Gaúcha. A pista, segundo Nogueira, segue operacional, e a medida é preventiva.
As enchentes do Guaíba, do Jacuí e do Gravataí alagaram várias áreas de Porto Alegre. Também na zona norte, o dique da Fiergs extravasou no início da noite desta sexta (3).
Veja os comunicados:
Fraport
A Fraport Brasil – Porto Alegre informa que, devido ao elevado volume de chuvas que atingem o Rio Grande do Sul nos últimos dias, e para garantir a segurança de funcionários e passageiros, as operações de pouso e decolagem estão suspensas no Porto Alegre Airport, por tempo indeterminado. Aos passageiros, pedimos que entrem em contato com a sua companhia aérea para mais informações sobre os seus voos.
Azul
A Azul informa que monitora, em tempo real, as fortes chuvas no Rio Grande do Sul. A companhia atua, pontualmente, de acordo com a meteorologia, no momento das operações de cada voo na região. Por esse motivo, está cancelando todos os pousos e decolagens no Aeroporto Internacional Salgado Filho, inicialmente até as 12h, do domingo, dia 5 de maio.
Os Clientes com voos agendados nesse período deverão ficar atentos às comunicações que serão disparadas via e-mail, SMS e WhatsApp, e que também estarão disponíveis via site e aplicativo.
Demais Clientes, que optarem por alterar sua passagem voluntariamente, poderão realizar a solicitação para até três dias após a data da viagem, de acordo com a disponibilidade. Ou, ainda, solicitar via canais oficiais de atendimento o cancelamento da passagem, deixando o valor em crédito na companhia. A Azul ressalta, ainda, que se trata de uma liberalidade da empresa, e os casos serão analisados individualmente.
A Azul se solidariza com todos os afetados pelas condições climáticas adversas no Estado do Rio Grande do Sul.
Latam
A LATAM Airlines Brasil informa que todos os seus voos de/para Porto Alegre (POA) desta sexta-feira (3 de maio de 2024) até sábado (4 de maio de 2024) às 12h estão cancelados em função das fortes chuvas no Rio Grande do Sul. A operação da companhia em Caxias do Sul (CXJ) e Passo Fundo (PFB) segue normal com a possibilidade de impactos em função das chuvas na região.
A LATAM orienta que os seus passageiros evitem se deslocar para o Aeroporto Salgado Filho (POA) e que consultem com antecedência o status de seus voos de/para Caxias do Sul e Passo Fundo em https://www.latamairlines.com/br/pt/flight-status.
A companhia reforça que está oferecendo flexibilidade comercial para quem tem voos até o domingo, 5 de maio, de/para as localidades. A autogestão para alterações de data ou voo, sem multa ou diferença tarifária, pode ser realizada diretamente em latam.com na seção “Minhas Viagens”.
Gol
São Paulo, 3 de maio de 2024 - A GOL informa que devido a situação de calamidade pública na cidade de Porto Alegre (POA), cancelou todos seus voos com partida ou chegada à capital gaúcha até as 23h59 domingo (05/05). A decisão foi tomada devido ao aeroporto estar impraticável no momento, tendo a Segurança como prioridade, valor número 1 da GOL.
A Companhia atende todos os Clientes afetados com as facilidades previstas e reforça que em virtude desta situação, desde a quarta-feira (01/05) até 31/05, os Clientes que desejarem remarcar seus voos chegando ou partindo dos aeroportos do Rio Grande do Sul – Porto Alegre, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Santo Ângelo e em Santa Catarina no aeroporto de Chapecó – poderão fazê-lo, com a possibilidade de deixar o valor da passagem em crédito com a Companhia, sem a necessidade de pagamento da taxa de cancelamento; e isenção da taxa de remarcação para remarcações em voos da Companhia.