O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, informou que o dique do Arroio Feijó estaria com vazamento. A ameaça foi anunciada em coletiva de imprensa com o governador, Eduardo Leite, e o comandante do Comando Conjunto Sul da Operação Taquari 2, general Hertz Pires do Nascimento, no final da tarde desta sexta-feira (3).
— Acabo de ser informado que nós temos um grande dique atrás da Fiergs, todo o Arroio Feijó, e esse dique começou a vazar água agora — disse o prefeito, ao vivo — (A região) envolve umas 12 vilas populares.
Após a breve declaração, Melo deixou a entrevista.
— Aqui é um ponto de atenção muito grande para as cheias. É uma contenção do Rio Gravataí, do Arroio Feijó. Eu recebi, no meio da coletiva, uma mensagem do secretário dizendo de que tinha havido um pequeno extravasamento. Eu diligentemente vim para cá. Realmente houve ele, mas foi contido, porque estamos com várias máquinas atuando e também com restos de asfalto fazendo isso. E saio daqui tranquilo de que não haverá rompimento. Tinha três engenheiros comigo aqui, sendo o secretário, um da Fiergs e outro da Smsurb. E eles me garantem que pode extravasar? Talvez sim, mas com a contenção acho que não. Mas rompimento, não. Uma coisa é rompimento e outra é extravasamento — explicou o prefeito para a Rádio Gaúcha.
A água que extravasou chegou a começar a inundar no bairro Sarandi, especificamente na Vila Nova Brasília. Moradores confirmaram à Zero Hora que a água estaria passando por cima da estrutura.
— Quero tranquilizar as comunidades da Minuano, Vila Brasília, da Farroupilha, da Asa Branca, da Elizabeth e tantas outras que seguem esse canal que, em caso de extravasamento, é onde essa água corre. Está tudo sob controle, a prefeitura está aqui, assim como estamos em outros locais. Eu não poderia deixar de vir aqui, in loco, verificar e sair tranquilo para outras demandas — afirma Melo.
O Arroio Feijó, que serve de limite entre os municípios de Alvorada, Viamão e Porto Alegre, é um afluente do Rio Gravataí.