A edição deste ano do Acampamento Farroupilha, tradicionalmente realizado no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho - também conhecido como Harmonia -, terá monitoramento de ruídos. Uma reunião realizada na terça-feira (22) entre representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo (Smamus) e da Ministério Público tratou do assunto.
Na ocasião, o chefe de gabinete e a coordenadora jurídica da Smamus, Joaquim Cardinal e Angela Molin, respectivamente, informaram para a promotora Annelise Steigleder que a GAM3 Parks irá apresentar a proposta em uma reunião marcada para quinta-feira (24). A partir desses estudos, um plano de mitigação será elaborado. A concessionária confirma a reunião, mas não informou o assunto que será abordado.
Há duas semanas, a Promotoria do Meio Ambiente recomendou que prefeitura desautorize novos shows no parque se não houver controle de ruído. Dois eventos estão previstos para ocorrer em outubro e novembro no local. Também foi solicitado que o parque seja objeto de licenciamento ambiental de regularização, para proteger a flora e da fauna silvestres, e para que dê encaminhamento aos resíduos sólidos que venham a ser gerados durante os eventos.
Show de pagode
No domingo de 6 de agosto, um show de pagode da banda Sorriso Maroto despertou uma série de reclamações de moradores, inclusive daqueles distantes a mais de 3 quilômetros. O evento ocorreu entre 14h e 23h50min.
Por causa das queixas, a Smamus notificado a concessionária pedindo providências para eventos futuros. A secretaria informou que, apesar das reclamações, não aferiu o tamanho do barulho do último show. Atuou apenas com base nas denúncias recebidas pelo telefone 156.
Na ocasião, a Gam3 Parks assegurou a legalidade e a responsabilidade em eventos realizados no local. Destacou que cumpre as regras e que não estava recebendo queixas significativas sobre poluição sonora. Porém, se houvesse identificação de qualquer irregularidade, a concessionária assumiria o compromisso de investigar a reclamação e realizar as medidas corretivas.
Acampamento de 2023
Serão 232 piquetes instalados no parque até 30 de agosto. Um dia depois ocorrerá a vistoria oficial do Corpo de Bombeiros para liberação do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI). Ao todo, 60 atrações estão previstas na programação dos 20 dias de acampamento. A abertura para a população e os shows já ocorrerão a partir de 1º de setembro.