A prefeitura de Porto Alegre tomou posse, nesta sexta-feira (18), do quinto dos 14 imóveis necessários para realizar a ampliação da Rua Anita Garibaldi, na Zona Norte. A casa está localizada na Rua José Scutari e foi desapropriada a partir de uma ação na Justiça.
Do total de imóveis que precisam ser repassados para a prefeitura, nove estão sendo transferidos por via administrativa. Em outros cinco casos foi necessário a intervenção judicial.
Ainda não há prazo para início das obras. A data só será anunciada quando todos os 14 terrenos estiverem sob posse da prefeitura. A ampliação do novo trecho, de 1,4 quilômetro entre a Avenida Carlos Gomes e a Rua Carlos Legori, tem previsão de duração de mais nove meses.
O alargamento da via é uma contrapartida da ampliação do Shopping Iguatemi. De acordo com o termo de compromisso assinado, o empreendedor tem a obrigação de executar a obra e de custear as desapropriações necessárias. Os recursos para efetivar a desapropriação ficam a cargo da prefeitura. Pela Procuradoria-Geral do Município (PGM), acompanharam o cumprimento da imissão de posse o procurador Fábio Barela e o engenheiro Luciano Varela.
A primeira parte da obra foi inaugurada em setembro do ano passado e teve investimento de R$ 16 milhões. Houve alargamento de 900 metros, a partir da Rua Carlos Legori até a Avenida João Wallig. A via surgiu em área desapropriada do Country Club.
Além das alterações na via, o termo de compromisso prevê outras obras, que já foram executadas, como o alargamento da Avenida João Wallig, instalação de sistema de controle de tráfego na Avenida Nilo Peçanha e construção de 4,9 quilômetros de ciclovias. No total, as intervenções somam o valor de R$ 32 milhões.