Jocimar Farina

Jocimar Farina

Jornalista formado pela Unisinos e pós-graduado em Especialização em Ciências Penais pela PUCRS. Apresentador e repórter da Rádio Gaúcha, além de comentarista da RBS TV, acompanha o andamento, ou não, dos principais projetos e obras de mobilidade do Rio Grande do Sul.

Zona Norte
Notícia

Prefeitura toma posse de mais um terreno que permitirá ampliação da Anita Garibaldi

Trecho de 1,4 quilômetro terá maior capacidade de tráfego

Jocimar Farina

Enviar email
Pedro Piegas / Prefeitura Municipal de Porto Alegre / Divulgação
A primeira etapa da ampliação foi inaugurada em setembro do ano passado

A prefeitura de Porto Alegre tomou posse, nesta sexta-feira (18), do quinto dos 14 imóveis necessários para realizar a ampliação da Rua Anita Garibaldi, na Zona Norte. A casa está localizada na Rua José Scutari e foi desapropriada a partir de uma ação na Justiça. 

Do total de imóveis que precisam ser repassados para a prefeitura, nove estão sendo transferidos por via administrativa. Em outros cinco casos foi necessário a intervenção judicial.

Ainda não há prazo para início das obras. A data só será anunciada quando todos os 14 terrenos estiverem sob posse da prefeitura. A ampliação do novo trecho, de 1,4 quilômetro entre a Avenida Carlos Gomes e a Rua Carlos Legori, tem previsão de duração de mais nove meses.

O alargamento da via é uma contrapartida da ampliação do Shopping Iguatemi. De acordo com o termo de compromisso assinado, o empreendedor tem a obrigação de executar a obra e de custear as desapropriações necessárias. Os recursos para efetivar a desapropriação ficam a cargo da prefeitura. Pela Procuradoria-Geral do Município (PGM), acompanharam o cumprimento da imissão de posse o procurador Fábio Barela e o engenheiro Luciano Varela.

A primeira parte da obra foi inaugurada em setembro do ano passado e teve investimento de R$ 16 milhões. Houve alargamento de 900 metros, a partir da Rua Carlos Legori até a Avenida João Wallig. A via surgiu em área desapropriada do Country Club. 

Além das alterações na via, o termo de compromisso prevê outras obras, que já foram executadas, como o alargamento da Avenida João Wallig, instalação de sistema de controle de tráfego na Avenida Nilo Peçanha e construção de 4,9 quilômetros de ciclovias. No total, as intervenções somam o valor de R$ 32 milhões.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Perimetral

04:00 - 05:00