Desde quinta-feira (6), os usuários da Avenida Nilo Peçanha voltaram a encontrar obras entre a rua Tomaz Gonzaga e a Avenida João Wallig. O asfalto está sendo trocado em um trecho de 970 metros.
O trânsito ficará em meia pista nos pontos onde a empresa contratada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) estiver trabalhando. Serão colocadas as últimas camadas de asfalto. Se as condições do tempo auxiliarem, a obra será concluída no mês de julho.
- A última etapa, que é a camada asfáltica, é sempre a mais rápida numa recuperação de via. Sabemos que qualquer intervenção numa via como a Nilo gera impactos. Por isso queremos dar o máximo de celeridade nesse processo para entregar uma avenida com mais segurança e qualidade no trânsito - destaca secretário Marcos Felipi Garcia.
Entre janeiro e maio de 2023, as equipes realizaram a instalação de placas de concreto na região de sete paradas de ônibus do trecho. Esse tipo de piso é mais adequado para a circulação de veículos pesados. Em junho ocorreu a raspagem do asfalto antigo e a colocação de uma nova base nos trechos mais deteriorados.
Antes disso, em 2021, um trecho aproximado de 2,5 quilômetros da Nilo Peçanha foi recuperado entre a rua Tomaz Gonzaga e a avenida Ipê. Estão sendo investidos R$ 5,2 milhões nas duas etapas da recuperação asfáltica. No local também ocorreram obras de macrodrenagem do Arroio Areia, realizadas pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).
O andamento das obras pode ser acompanhado por meio de painéis digitais instalados na região. Em meio às propagandas de marcas, informações sobre o andamento das intervenções são repassadas. A avenida Nilópolis com as ruas Amélia Teles e Carazinho, são alguns dos pontos onde existem os painéis informativos.