Com a promessa de mais transparência às obras na Avenida Nilo Peçanha, uma das mais movimentadas de Porto Alegre, a prefeitura decidiu incluir os prazos de cada intervenção em painéis digitais da região. Com isso, em meio à propaganda que aparece nos equipamentos junto à via, será possível saber quando os trabalhos serão finalizados - e, claro, cobrar por isso.
Os informes foram elaborados pela equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) e detalham as diferentes fases do processo - da recuperação do asfalto às melhorias nas paradas de ônibus.
— Vamos adotar essa medida nas demais intervenções da cidade, onde há prazo maior de entrega, como é o caso das avenidas Juca Batista e Eduardo Prado, e nos demais serviços de recuperação de grandes vias a partir do segundo semestre deste ano. Estamos aliando tecnologia à gestão para uma cidade mais inteligente, mais informativa — diz o secretário Marcos Felipi Garcia.
A recuperação estrutural da avenida precisou ser dividida em duas etapas em razão das obras de macrodrenagem do Arroio Areia, realizadas pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). A primeira fase - iniciada em 2021 e concluída em 2022 - ocorreu entre a Rua Tomaz Gonzaga e a Avenida Ipê.
A segunda etapa começou em janeiro deste ano. As intervenções ocorrem no sentido Centro-bairro e se estendem por 970 metros, entre a Rua Tomaz Gonzaga e a Avenida João Wallig. Neste mês, sete paradas com placas em concreto foram entregues (as placas são mais resistentes para a circulação de veículos pesados).
O projeto ainda prevê a recuperação estrutural do asfalto, que será removido para a aplicação de uma nova camada de pavimento. Estão previstos reparos profundos para a substituição da base da via em alguns trechos. Esse processo terá início agora em junho. A previsão da secretaria é de começar os trabalhos no sentido Centro-bairro. As equipes irão atuar em uma faixa de cada pista por vez, na tentativa de impactar menos o trânsito.
Contando a primeira e a segunda etapas, 42% dos serviços estão concluídos.
Para acompanhar e fiscalizar
São cinco painéis digitais com informações:
- Na Avenida Nilópolis com a Rua Amélia Teles (perto do restaurante Parrilla del Sur)
- Na Nilópolis com a Rua Carazinho (em frente ao supermercado Nacional)
- Na Avenida Dr. Nilo Peçanha com a João Wallig (em frente ao Shopping Iguatemi)
- Na Nilo, em frente ao Colégio Anchieta
- Na Avenida João Walling junto à entrada 2 do Shopping Iguatemi
Ainda haverá dois outros painéis em lona (com informações impressas), em frente ao Colégio Anchieta e à Unisinos.