O consórcio Porto Alegre Limpa segue buscando reverter a intenção da prefeitura, que quer rescindir o contrato da coleta automatizada. Segundo o grupo de empresas não há registro de problemas no recolhimento do lixo há 11 dias.
O engenheiro civil Alexis Carvalho, representante do consórcio na Região Sul garante que a situação está normalizada. Há sete caminhões em funcionamento e outros dois reserva, conforme estipula o contrato.
Além disso, um novo veículo está chegando a Porto Alegre até quinta-feira (15). Ele irá substituir um caminhão da empresa Lavrita, marca que vem apresentando problemas.
Junto da mesma entrega estarão chegando dois modelos novos de contêineres que o consórcio irá oferecer como solução para a sujeira que catadores têm causado na cidade.
Um deles, na cor verde, servirá para descarte de lixo reciclável. O outro, na cor cinza, para resíduos orgânicos. Ambos não terão a opção de abertura de tampa. Isso não impedirá a ação dos catadores, mas, segundo o consórcio, irá dificultar a retirada.
- Na realidade, não impede. Talvez até dificulte um pouco, pois o catador não vê o que está dentro. A nossa proposta é um contêiner que não “abra”. Ele não tem a tampa. apenas o caminhão consegue abrir - esclarece Carvalho.
O engenheiro esclarece que o contrato assinado com a prefeitura não determina a retirada do lixo que é colocado ao lado dos contêineres. Parte dos resíduos ao lado do equipamento são deixados pelos catadores que fazem a retirada do dos detritos recicláveis. Por isso é necessário que uma equipe do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), ou contratada pela prefeitura, para fazer a limpeza do entorno.
Rescisão
Na quarta-feira (7), a prefeitura notificou o consórcio Porto Alegre Limpa sobre a intenção de rescisão de contrato. O grupo de empresas tem até dia 16 para encaminhar defesa ao DMLU.
A Secretária Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) se manifestou por nota. Leia a íntegra:
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) informa que nos últimos dias a coleta automatizada na Capital tem ocorrido dentro da programação. Os serviços são realizados ainda pelo consórcio Porto Alegre Limpa com apoio de outras equipes para remoção de resíduos no entorno dos contêineres quando necessário.
O consórcio sinalizou a possibilidade de apresentar modelos alternativos ao que é operado hoje, todavia, não foram realizados testes formais. As tratativas sobre um novo modelo ocorreram antes do consórcio apresentar problemas na coleta automatizada
Tendo em vista que o serviço contratado pela prefeitura não estava sendo cumprido, a administração municipal não prosperou na ideia de implantação de novos tipos de contêineres com a atual prestadora de serviços.
A Prefeitura de Porto Alegre notificou o consórcio da intenção de rescisão após a empresa apresentar problemas na operação da coleta automatizada. A terceirizada tem cinco dias úteis para defesa prévia a partir do dia 7 de junho, quando a notificação foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (DOPA).