No início da noite desta sexta-feira (2), o prefeito Sebastião Melo encerrou o contrato com a empresa responsável pela coleta de lixo automatizada, após dias de reclamações de contêineres lotados pelas ruas de Porto Alegre. Como alternativa, a prefeitura decidiu reforçar o recolhimento manual.
O reforço ocorrerá pela atuação de equipes especialmente no turno da noite. Os trabalhadores atuarão a partir deste fim de semana no recolhimento do lixo de forma manual nos trechos atendidos pelos contêineres, como complemento aos roteiros da coleta automatizada, em um cronograma de transição do serviço que será rescindido.
Melo reuniu o núcleo do governo e os órgãos de serviços para encaminhar uma solução definitiva aos atrasos na coleta por contêiner, que atende 20% da cidade. Após sucessivas tentativas junto à empresa no sentido de equacionar o serviço, o prefeito determinou a rescisão do contrato com o consórcio Porto Alegre Limpa, hoje responsável pelos lotes 1 e 2 da coleta automatizada de resíduos orgânicos.
Para regularizar a prestação do serviço de forma emergencial, a prefeitura acordou ampliação da operação do consórcio Porto Limp, que realiza a coleta domiciliar regular (não automatizada) nos demais 80% da Capital.
— A empresa que está aí venceu uma concorrência e não está prestando um bom serviço. Nós fizemos todas as tratativas para que ela pudesse fazer um bom serviço, e isso não está acontecendo. Claro que tem aí um período de transição para a contratação de um serviço emergencial, para depois fazer uma nova licitação. Chamamos também a empresa que faz a coleta em 80% da cidade, para que ela possa dar um reforço nesses 20% que hoje têm problema. Não vamos parar enquanto tiver qualquer lixo no chão. Nós queremos pedir desculpas a essa parcela da população que está sendo mal atendida — disse o prefeito Sebastião Melo.
Representantes dos dois consórcios foram recebidos no Centro Administrativo Municipal Guilherme Socias Villela, nesta sexta-feira, com a presença do prefeito, do vice-prefeito, Ricardo Gomes, de secretários e técnicos do governo. O Porto Alegre Limpa tomou ciência da intenção de rescisão, etapa formal prevista na lei de licitações.