
A prefeitura de Porto Alegre realizou, na manhã desta terça-feira (13), operação em terreno localizado na esquina das ruas Miguel Tostes e Dona Laura, no bairro Rio Branco. O local era alvo de dezenas de reclamações de moradores devido ao acúmulo de criadouros de mosquitos, além da presença de insetos e roedores. Segundo o município, três toneladas de resíduos foram recolhidas do local.
A ação foi conduzida com base em uma decisão judicial, já que o proprietário, de 82 anos, vinha impedindo a entrada de fiscais havia três anos. Conhecido por moradores como um ferro-velho, o local é tratado pelo proprietário como um antiquário e espaço para reformas. O homem também reside no terreno.
Durante a operação, coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foram encontrados focos de proliferação do mosquito, como móveis abandonados, utensílios, ferragens e outros depósitos de água parada. Agentes da prefeitura instalaram iscas para coleta de mosquitos e farão nova visita ao local em 15 dias para recolher os criadouros identificados.
A ação pretende conter o avanço de doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue, e garantir melhores condições de saúde e segurança para os moradores da região.