É num corredor externo ao comércio de churrasco pronto que o empresário Ronei Goulart armazena o lixo acumulado nos últimos dias. A Rua Freire Alemão, no bairro Auxiliadora, é uma das mais prejudicadas pelo problema na coleta automatizada em Porto Alegre, conforme verificou a reportagem de GZH na manhã desta quinta-feira (1º).
— Faz 15 dias que está precária a coisa. Aqui no restaurante a gente tá colocando no corredor externo. Não tem como colocar no contêiner, porque não tem espaço — reclama Ronei.
A cerca de 50 metros do estabelecimento, há um contêiner completamente cheio e com a tampa quebrada — cena que se repete pela cidade. Ao lado, muitas sacolas espalhadas e insetos voando. O mau cheiro também é perceptível neste ponto.
— Sou comerciante e trabalho com alimentação , aí a coisa fica terrível, né? Mosca varejeira tem aos monte, e rato aparecendo como nunca apareceu — completou o empresário.
Ao longo da manhã desta quinta-feira, GZH circulou por bairros atendidos pela coleta automatizada. A situação mais complicada foi encontrada em ruas do Higienópolis e do Auxiliadora.
Para amenizar os problemas, equipes da coleta domiciliar estão atuando para recolher o lixo espalhado no entorno de contêineres. Apesar dos equipamentos serem destinados para lixo orgânico, quase todos possuíam materiais recicláveis, como caixas, isopor e garrafas.
— As pessoas não têm consciência de que não pode depositar determinado lixo e colocam. Já tem problema e a população não ajuda — reclama o motorista de aplicativo Paulo Rodrigues.
Outra reclamação recorrente foi sobre as condições dos equipamentos. Muitos com tampas quebradas, e até depositadas ao lado, em meio ao lixo, e sem a alça usada para abrir a tampa com os pés.
O que diz a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb):
"As equipes de remoção de focos de lixo seguem escaladas para atuar em apoio à remoção de resíduos ao redor dos contêineres. Esse serviço ocorre quando há identificação de acúmulo de materiais no chão, que não são recolhidos pelo equipamento da Coleta Automatizada."