Enfim, a reforma do Cine Imperial, localizado na Praça da Alfândega, será retomada. A Caixa concluiu a contratação da empresa que será a responsável pelo serviço.
A empresa Enclimar vai realizar a restauração do prédio de 1931. O contrato foi assinado na quinta-feira (25) e terá duração de dois anos. Para realizar o trabalho, ela irá receber R$ 18,54 milhões.
Fechado há 18 anos, o prédio começou a ser restaurado em 2009. Os trabalhos foram interrompidos após o surgimento de uma rocha de grandes dimensões que foi descoberta quando foram iniciadas as escavações do pavimento térreo para o subsolo.
Nos três primeiros três andares irá surgir o projeto Caixa Cultural. Nele haverá um cine-teatro com 650 lugares — capacidade semelhante à do Theatro São Pedro —, além de salas para exposições e um miniauditório. O prédio pertence à prefeitura, que, como contrapartida, deverá ocupar oito dos 11 andares.
- Nossa expectativa é positiva. Vai ser mais um espaço nobre no Centro Histórico de Porto Alegre. Temos agora que acompanhar a execução da obra - destaca o secretário Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Smpae), Cezar Schirmer.
História
O edifício, de 1931, foi um dos primeiros arranha-céus da cidade. Ele era ladeado por casarios, que foram derrubados e deram lugar, nos últimos anos da década de 1930, ao edifício do Clube do Comércio.
O cinema tinha 1.632 lugares, "garantia boa visibilidade em qualquer ponto da sala e foi palco de grandes espetáculos". É um dos grandes exemplares da art déco no Brasil. Passou por duas reformas, em 1960 e 1987, quando foi inaugurado o Cinema Guarani, e, em abril de 2004 foi tombado como patrimônio histórico municipal.