Um aeroporto para chamar de seu. O governo do estado abriu chamamento público para contratar uma nova administradora para o aeroporto de Canela, na região das Hortênsias.
Vencerá a disputa quem oferecer o maior número de intervenções, dentre aquelas que foram descritas no edital, no menor prazo de implementação. Ao todo, são 16 contrapartidas obrigatórias e outras três opcionais.
A empresa precisará fazer a gestão administrativa do terminal, realizar as manutenções, realizar o controle do movimento aéreo do aeródromo, disponibilizar serviços de internet gratuitos aos usuários, dentre outras ações. Caberá ao vencedor arcar com os custos de operação. Ele poderá explorar áreas do aeroporto como forma de se remunerar pelo projeto.
Os interessados deverão entrar em contato com o Departamento Aeroportuário (DAP) da Secretaria Estadual de Logística e Transportes (Selt) para agendamento de visita técnica ao terminal. O termo de acordo terá vigência por um ano. O vínculo poderá ser prorrogado ou revogado a partir dos interesses do governo.
A intenção da Selt é que o terminal receba os investimentos necessários que garanta a ampliação do número de voos de um para até três por semana. Essa decisão, porém, cabe às companhias aéreas.
A cidade também espera a construção de um aeroporto internacional. A autorização foi dada em 2019 pelo governo federal. Segundo a prefeitura, o projeto está em fase de licenciamento ambiental. A previsão é de que a construção do novo terminal seja iniciada em setembro de 2024.
Prefeitura desistiu
O aeroporto era gerido pela prefeitura. Mas a administração municipal enfrentava problemas para atender as exigências da Agência Nacional de Aviação Civil. Por causa disso, a outorga foi devolvida à União. Para evitar que o aeroporto fosse fechado, o governo do Estado propôs assumir a sua gestão.
Um convênio foi firmado com a Secretaria Nacional de Aviação Civil. O acordo passa a valer a partir de 14 de junho e tem validade de 35 anos, com possibilidade de prorrogação.
Semanalmente, o terminal recebe um voo da companhia Azul, que conecta a cidade serrana com Porto Alegre. Uma aeronave de pequeno porte - 9 lugares - é utilizada. A passagem pode ser encontrada por valores entre R$ 400 e 500.