Os primeiros controladores de velocidade fixos da freewway já estão posicionados. Porém, eles ainda não estão em funcionamento. O mesmo vale para os demais equipamentos no trecho de concessão da CCCR ViaSul, na BR-101, na BR-386 e na Rodovia do Parque (BR-448).
São 20 pardais. Desse total, oito estão na freeway, sendo quatro para monitorar o deslocamento em direção ao litoral e outros quatro em direção a Porto Alegre. Outros sete estão previstos para a BR-386, três para a BR-101 e dois para a Rodovia do Parque.
Os controladores estão em fase de homologação no sistema, em Brasília. Quando eles forem cadastrados, a superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Rio Grande do Sul informa que os equipamentos ainda não multarão.
Primeiro será realizada uma ampla divulgação para informar os motoristas sobre a data que os pardais começarão a captar fotos dos veículos que trafegarem acima da velocidade. O objetivo é evitar que os usuários das quatro rodovias sejam surpreendidos com a nova fiscalização.
Lombadas eletrônicas
Se os 20 pardais estão quase prontos para entrarem em funcionamento, as lombadas eletrônicas ainda dependem de ajustes.
A PRF ainda aguarda que a CCR ViaSul envie os estudos sobre estes redutores de velocidade. Eles serão instalados em Osório (na BR-101), em Nova Santa Rita, Triunfo e Fontoura Xavier (na BR-386).
Espera de três anos
Os controladores já deveriam estar em funcionamento desde fevereiro de 2020. Porém, o governo federal mudou a legislação, alterando especificações técnicas, o que fez com que o prazo fosse prorrogado.
Além disso, a superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Rio Grande do Sul exigiu que a CCR ViaSul realizasse uma série de mudanças na instalação dos equipamentos. As solicitações acabaram adiando o início de funcionamento do sistema.