Eles estão previstos em contrato desde fevereiro de 2020. Porém, os controladores de velocidade da freeway, da BR-101, da BR-386 e da Rodovia do Parque, por enquanto, são só enfeite.
Em junho de 2022, os 20 pardais foram aferidos atendendo requisição do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Depois dessa etapa, os equipamentos passaram para a responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Um relatório da sinalização foi confeccionado pela autoridade policial, que identificou alguns ajustes a serem feitos. A PRF pediu readequação na sinalização dos locais onde estão os radares. Foi solicitado um reforço de placas para que eles sejam usados como um equipamento que auxilie a conscientização do motorista e não como um material punitivo e gerador de multa.
A CCR ViaSul, responsável pela aquisição e instalação dos controladores de velocidade, está trabalhando na colocação de mais placas. Ao final dos trabalhos, ainda sem data para serem finalizados, a PRF voltará a fazer vistoria.
Se tudo estiver de acordo com o solicitado, levantamentos e estudos técnicos serão realizados para, posteriormente, os resultados serem enviados para a Divisão de Gestão e Processamento de Infrações (DGPI) da corporação. Após o cadastro dos radares no sistema, os controladores estarão aptos a registrarem infrações de velocidade.
Será a primeira vez que a PRF gaúcha ficará responsável por controladores que não sejam radares móveis. Ainda não é possível precisar a data de início da emissão das multas iniciais.
Primeira vez
A freeway está ganhando esse tipo de equipamento pela primeira vez. E serão cinco. Eles estão localizados em Osório, Santo Antônio da Patrulha, Cachoeirinha e Porto Alegre - dois deles.
As demais rodovias voltam a ter pardais ou lombadas. Os antigos controladores, que eram do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) foram desligados quando a concessão da CCR ViaSul iniciou-se.
Nove deles foram instalados na BR-386, um na Rodovia do Parque e outros cinco na BR-101. Os 20 controladores estão previstos no contrato que foi assinado com a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT). Desse total, quatro são lombadas eletrônicas e os outros 16 são pardais.
O objetivo é inibir o excesso de velocidade. Os equipamentos foram instalados nos locais apontados pela PRF. O estudo feito levou em consideração as estatísticas dos acidentes de cada ponto.
Os equipamentos já deveriam estar em funcionamento desde fevereiro de 2020. Porém, o governo federal mudou a legislação, alterando especificações técnicas, o que fez com que o prazo fosse prorrogado.