No próximo sábado (11), o consórcio GAM3 Parks comemora dois anos de concessão do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. Depois da aprovação dos estudos e das licenças necessárias, desde dezembro de 2022, o grupo de empresas executa as melhorias previstas no local.
Quem passa pelas avenidas Augusto de Carvalho e Edvaldo Pereira Paiva identifica a movimentação de máquinas. O serviço está concentrado na execução da terraplenagem.
Diferente do que divulgou em ocasiões passadas, quando chegou a prever que entre 2022 e 2023, as obras de algumas das grandes atrações já seriam iniciadas, o consórcio tem adotado uma postura diferente. Agora, a ideia é cumprir à risca o que está previsto no contrato.
Ao longo de 2023, o foco será a terraplenagem e a instalação das tubulações subterrâneas da rede de água, esgoto, energia, gás e internet. Os trabalhos vão parar durante os eventos fixos, como os acampamentos indígena e farroupilha, e depois serão retomados. A garantia, inclusive, é que os eventos terão amplas condições e não serão atrapalhados pelas intervenções.
A exigência do contrato estipula que obras em 1,6 mil m2 - o parque possui 175 mil m² - sejam entregues em 2025. As obras devem começar um ano antes. São elas: duas vilas temáticas, sanitários e atendimento ao turista, além de infraestrutura considerada fora desta metragem.
— Por enquanto, o parque ainda não terá ganhos de impacto visual em todas as mudanças que estamos realizando, mas os serviços atuais garantem grandes melhorias na infraestrutura. É um passo moroso, mas fundamental para deixá-lo apto a qualquer tipo de instalação futura — destaca Carla Deboni.
As ações extras, como a roda-gigante e o parque dos dinossauros, só terão as datas de início das obras e de inauguração anunciadas quando os contratos com os parceiros estiverem assinados.
Nova Churrascaria
No início de abril será reaberta a churrascaria do parque, com novo nome - Cultura Gaúcha. Com área total de 2,4 mil metros e mais de 700 lugares, a ideia anterior era poder já ter o estabelecimento em funcionamento a partir de fevereiro.
- O motivo do adiamento da conclusão da obra é que o prédio estava com a estrutura muito depredada. Tivemos também que aumentar as áreas de serviços e construir novos ambientes para pessoas, banheiros adaptados, novas áreas de refrigeração, e climatização do ambiente, essa que antes não existia - destaca o empresário Edson Amarante, que é o proprietário do estabelecimento ao lado do irmão e sócio Eduardo.
Além disso, está sendo construída uma subestação de energia, espaço kids. A churrascaria, inclusive, já está recebendo reserva para eventos.