Agora é oficial. As obras que transformarão o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho já têm data para começar.
Nesta quinta-feira (23), a prefeitura emitiu o alvará de construção para o consórcio GAM3 Parks. O documento autoriza o início das intervenções previstas.
As primeiras ações serão realizadas a partir de 5 de dezembro. A terraplenagem irá durar três meses. Será um serviço executado por partes. Cada área será isolada para evitar acidentes.
Nos meses seguintes, serão criados caminhos para pedestres. Ainda ocorrerá a instalação de rede elétrica e internet, de drenagem, pluvial. Todo o cabeamento será subterrâneo.
Ainda em 2023 deverá ocorrer a construção das primeiras edificações como sanitários públicos, praça de alimentação e comércio, central de informação ao visitante e pórticos de entrada.
- Pelo prazo do contrato, temos até 2025 para cumprir essas intervenções. No entanto, vamos trabalhar com muito afinco para entregar o futuro Parque da Orla à comunidade o quanto antes - projeta a diretora da GAM3 Parks e arquiteta, Carla Deboni.
Mesmo em obras, o parque continuará aberto ao público. As áreas em obras serão segregadas para evitar acidentes. O Acampamento Farroupilha e eventos característicos do parque estão mantidos.
As atrações
O futuro Parque da Orla terá espaços temáticos das culturas do Estado, mirante, museu dedicado a dinossauros da Região Sul, além das vilas Alemã e Italiana, dedicadas aos imigrantes europeus que ajudaram a colonizar o Estado. A roda-gigante, com seus 66 metros de altura, é uma das intervenções mais aguardadas. Os prazos das entregas dependerão do cumprimento das primeiras etapas.
Primeiras intervenções
Em julho, a pedra fundamental foi lançada. Em setembro, a prefeitura já havia aprovado o Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU). No primeiro semestre deste ano, a área interna da Casa do Gaúcho já foi revitalizada. A churrascaria Cultura Gaúcha está em obras e deverá ser inaugurada em 2023.
Entrada gratuita
A GAM3 Parks espera receber 5 milhões de pessoas por ano, com entrada gratuita. O investimento dentro do período de concessão será de R$ 281,1 milhões. Não haverá cobrança de ingresso para acessar o parque, somente para as atrações.