Atendendo um pedido de lojistas do Centro de Porto Alegre, a prefeitura está suspendendo as obras de revitalização do Quadrilátero Central. A medida visa não trazer transtornos durante as vendas de Natal.
A paralisação ocorrerá entre quinta-feira (15) e 1º de janeiro. A decisão foi tomada entre integrantes da prefeitura, Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) e comerciantes atingidos pela obra.
A revitalização da Avenida Otávio Rocha - primeira de dez etapas - começou em junho. Pelo prazo original, os serviços deveriam durar 90 dias - até setembro. Porém, a data de conclusão foi alterada três vezes. Passou para outubro e depois dezembro.
Agora, de acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), as intervenções na avenida serão finalizadas em março de 2023, já com as novas bancas de revistas e dos floristas. O mesmo prazo vale para as obras na região da Rua General Vitorino.
Já as obras na Avenida Voluntários da Pátria, entre as ruas Marechal Floriano Peixoto e Vigário José Inácio, não têm ainda uma data para serem concluídas. Elas foram iniciadas em agosto. Em janeiro de 2023, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) irá executar a troca de rede na região. Depois de concluído este serviço, a nova calçada será construída. Essa última etapa deverá durar dois meses.
Obra mais cara
Uma das dificuldades enfrentadas pela prefeitura foi a pavimentação das calçadas. Pela previsão original, a concretagem restringiria o trecho em obras por 10 dias, o que ocasionaria transtornos para os lojistas. A alternativa encontrada foi construir os blocos de concreto em outro local e trazê-los para a obra somente no momento da instalação. Após colocados, a calçada já pode ser liberada no dia seguinte.
Essa alteração irá deixar a obra mais cara, mas dará uma resposta mais imediata aos comerciantes e pedestres do centro. Um aditivo ao contrato deverá ser publicado em breve a fim de confirmar a mudança.
Dez etapas
As reformas envolvem área de 30 mil metros quadrados e preveem alargamento de calçadas, troca de pavimento, instalação de bancos, nova iluminação e câmeras de vigilância. Como forma de organização para os lojistas, a Smoi escalonou as ruas que receberão intervenções. Serão 10 etapas. A última delas prevista originalmente para ser concluída em outubro de 2023, pela Rua Uruguai e pela Rua dos Andradas, dever ficar mesmo para 2024.
A ordem de serviço para o início da reforma foi assinada pelo prefeito Sebastião Melo em 28 de abril, mas o começo das intervenções foi adiado para depois do Dia das Mães por solicitação de comerciantes locais. O canteiro central da obra começou a ser montado em 9 de maio na Avenida Borges de Medeiros - entre as ruas José Montaury e dos Andradas.