Uma camada de 21 centímetros de concreto foi colocada sobre as pedras da primeira quadra da Rua Voluntário da Pátria, desde a esquina com a Rua Marechal Floriano Peixoto até o cruzamento com a Vigário José Inácio, na manhã desta quinta-feira (11), em mais uma etapa das obras do chamado Quadrilátero Central, em Porto Alegre.
A expectativa da prefeitura é de que em 10 dias o trecho esteja apto a receber pedestres novamente. Até lá, as calçadas laterais serão os espaços disponíveis para deslocamento.
Em um segundo momento, as calçadas também serão cobertas com um novo material. A ideia da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) é de que as intervenções sejam feitas em etapas para reduzir o impacto no comércio e na rotina de quem passa pelas vias.
A quadra seguinte da Voluntários, entre a Vigário e a Doutor Flores, será outra que receberá o concreto futuramente.
Na via paralela, a Avenida Otávio Rocha, a primeira parte das obras de substituição do calçamento avança. O paralelepípedo será compactado com rolos e serão instalados meio-fio e calçadas ao longo do passeio que inaugurou as melhorias do Centro Histórico.
Já na Vigário José Inácio, começa nesta quinta-feira uma etapa da substituição da rede hidráulica. O serviço do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) irá provocar alterações entre a General Vitorino e a Rua dos Andradas, em trecho que já passava por outras mudanças e apresentava desvios na circulação de pedestres.
A partir da próxima segunda-feira (15), haverá troca de encanamentos na Andradas, o que acarretará em bloqueios entre a Rua Marechal Floriano Peixoto e a Doutor Flores. A Rua General Vitorino será liberada como alternativa para o desvio das lotações que passam na região.