Com a proposta de não ser o maior, mas o melhor shopping de Porto Alegre, o Pontal se prepara para inaugurar todas as suas operações daqui a três meses, em 10 de novembro, à beira do Guaíba na Zona Sul. E a proximidade do estabelecimento com o manancial ganhou mais um contorno. Uma novidade anunciada nesta quarta-feira (10) foi a inclusão de uma parada do catamarã em um novo píer climatizado e automatizado no local.
A previsão é de que o píer esteja funcionando na inauguração do Pontal Shopping. Com essa parada disponível, o diretor operacional da Ouro e Prata Turismo (que opera o catamarã), Carlos Bernaud, espera que o Pontal “seja o shopping de Guaíba”.
— Uma cidade com 100 mil habitantes ainda não tem um shopping, e fica a 12 minutos daqui (de catamarã) — destacou.
Não é o mesmo píer que já existe no local, resquício do antigo Estaleiro Só. Quanto a este mais antigo, que tem conexão com o centro comercial, a expectativa dos investidores é de que seja usado por proprietários de lanchas e barcos em busca de opções de entretenimento e lazer com acesso à água.
Enquanto isso, o shopping começa a ganhar forma e a ser ocupado. Nesta quarta-feira, os cerca de 70 lojistas que já fecharam contrato receberam capacetes para "assumirem a obra", e informações para começar a organizar seus espaços dentro do complexo. O ato simbólico ocorreu no meio do shopping, que pretende receber 1,5 milhão de pessoas por mês e alcançar a ocupação de 95% das lojas no primeiro trimestre de 2023.
— Estamos no coração de um shopping e vemos o sol ali fora, a poucos metros, com um parque verde com margem de água para aproveitarmos. O futuro do varejo passa por lugares como esses, próximos à natureza — elogiou o diretor corporativo da SVB Participações, Ricardo Jornada, mestre de cerimônias do evento.
A estrutura de três andares ao lado da torre onde funcionará um hotel ainda tem piso de reboco e paredes com marcas das obras que ocorrem no local. Escadas rolantes já funcionam, assim como lâmpadas e parte da rede elétrica. Durante a apresentação, era possível enxergar o céu azul de diferentes pontos do corredor central, por onde corria o vento que vinha do Guaíba. A combinação entre arquitetura e proximidade com a natureza faz com que os responsáveis pela nova atração repitam o lema da prefeitura, de querer atrair visitantes que vêm de outras regiões do Brasil para conhecer a Serra.
— Esse projeto nasceu para mudar Porto Alegre e colocar a cidade na rota turística do país. Em 10 de novembro estaremos prontos para sermos invadidos por uma multidão que vai voltar diariamente em busca das experiências que aqui terão — comentou o sócio-diretor da SVB Angelo Boff.
O complexo, que já tem uma megaloja de material de construção anexa operando desde maio, contará ainda com um hub da saúde do Hospital Moinhos de Vento e 160 lojas. Do lado de fora, a promessa é de integração total com o Guaíba, por onde o Pontal espera receber as embarcações particulares e o catamarã nos dois píeres que saem do chamado Parque do Pontal.
— Teremos uma estrutura de terminal hidroviário automatizada e climatizada para atender cerca de 1 milhão de passageiros do catamarã por ano. Esperamos que 50% siga sendo de turistas, como foram nos primeiros oito anos de operações, aproximadamente — projetou o diretor operacional da Ouro e Prata Turismo, Carlos Bernaud.