Vai longe o tempo desde que os gaúchos discutiam a necessidade de ver a ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho. Em 2001, quando o novo terminal de passageiros foi inaugurado, já se discutia a necessidade de se ter um local mais adequado para receber aeronaves de grande porte.
A espera durou quase 21 anos e será consolidada na quinta-feira (19). As obras ocorreram entre março de 2018 e março de 2022. A pista ganhou mais 920 metros e chegou ao total de 3,2 quilômetros.
Com o fim dos trabalhos, ainda foi necessário realizar a instalação dos instrumentos de auxílio à navegação aérea, aguardar a validação por parte do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac).
Nesta segunda-feira (16), a Fraport confirmou que a nova pista estará liberada nesta semana. Na madrugada de quinta-feira ocorrerá a adequação da sinalização da pista. A partir daí, aviões de grande porte já poderão desembarcar no Salgado Filho.
Por enquanto, segundo a administradora do aeroporto, ainda não há comunicação por parte das companhias aéreas sobre criação de novas rotas com aviões maiores. Três tipos de aeronaves estarão aptas: Boeing 777-300, que pesa aproximadamente 300 toneladas, tem autonomia de 11.120km e pode transportar aproximadamente 400 passageiros; Boeing 747-400, com 397 toneladas, 13.450km de autonomia e transporta 416 passageiros; e o Airbus 330-900, que pesa 251 toneladas e tem autonomia de 13.334km, que transporta 335 passageiros.
Ampliação da pista
Iniciada em março de 2018, a obra precisou parar em abril de 2021 por causa da demora no reassentamento das famílias da Vila Nazaré. Somente em julho do mesmo ano, a remoção foi concluída. Foram investidos R$ 135 milhões. Contratualmente, a ampliação da pista deveria ter sido finalizada em dezembro de 2021. Mas, a Anac autorizou a prorrogação dos trabalhos em mais oito meses.
Sem taxiway
Ao todo, a pista tem agora 3,2 quilômetros, o que irá favorecer mais rotas internacionais a partir de Porto Alegre. O desembarque de aviões de carga maiores permitirá ampliar o transporte de mercadorias. Chama a atenção que o trecho ampliado não tem taxiway - a faixa que é usada para que as aeronaves possam manobrar e se deslocar até o terminal de passageiros. Segundo a Fraport, essa pista paralela não é necessária neste momento. A obra será avaliada, de acordo com o aumento das operações.
Sobre a área de escape
Diferente de outros aeroportos, que tem a chamada Resa em concreto, a área de escape foi construída com grama, com 240m de comprimento e 150m de largura.
Último compromisso
A ampliação da pista é a última obrigação contratual referente à obras que a Fraport tem com a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac). Vencedora do leilão realizado em março de 2017, a empresa deverá operar na Capital até 2043, com possibilidade de prorrogação de contrato por mais cinco.
Sonho de duas décadas
O novo terminal do aeroporto foi inaugurado no segundo semestre de 2001. Já naquela data se discutia a necessidade de que o Rio Grande do Sul tivesse um local mais adequado para receber aeronaves de grande porte, o que traria benefícios econômicos proveniente das exportações de produtos gaúchos.