Demorou, mas está ficando pronta. A nova pavimentação da Rua José Pedro Boéssio vai, enfim, ser entregue. O trecho envolve 846 metros, entre as avenidas Palmira Gobbi e Ernesto Neugebauer.
A obra está pronta desde setembro de 2021. Porém, como a via foi alargada, 24 postes - que antes estavam na calçada - ficaram no meio da rua.
Os trabalhos para remoção da rede de energia começaram somente em março de 2022, e foram finalizados em abril. Nos últimos dias, a Pedracon - empresa responsável pela obra - instalou o pavimento nos buracos onde estavam os postes. Falta agora realizar a sinalização da pista e a instalação de sinaleiras nos trechos que ainda não estavam liberados, serviço este que será concluído nos próximos dias.
Iniciada em 2019
A obra, iniciada em novembro de 2019, é uma das que receberam recursos do financiamento da Copa de 2014. Originalmente, a prefeitura investiria na criação dos ônibus BRTs. Após abandonar a ideia por causa dos custos, parte da verba foi destinada para outras obras, como a nova pavimentação da José Pedro Boéssio. Os trabalhos deveriam ter ficado prontos no primeiro semestre de 2020.
Alagamentos resistirão
A via convivia com constantes alagamentos, além de não ter espaço seguro para os pedestres. Porém, mesmo após investimento de R$ 13,7 milhões, a rua seguirá sofrendo com água acumulada.
4ª perimetral
Além de ser uma das rotas de entrada e saída da cidade, a área também recebe maior movimento desde a inauguração da Arena do Grêmio. A Rua José Pedro Boéssio faz parte do traçado pretendido para a futura 4ª perimetral. Sua ligação com a avenida Ernesto Neugebauer pretende favorecer a integração metropolitana pela BR-116 e BR-290.
As melhorias na José Pedro Boéssio são a segunda parte das intervenções na região. A primeira delas foi a obra na Avenida Ernesto Neugebauer. Ela recebeu nova pavimentação em blocos de concreto e rede de drenagem nos 2.680 metros de extensão. Os trabalhos foram executados entre abril de 2016 e agosto de 2020.