Falta pouco. A CCR já se prepara para assumir os três aeroportos gaúchos que será responsável pelos próximos 30 anos.
A ordem de serviço foi dada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na semana passada. Antes disso, em 12 de novembro, o contrato de concessão foi assinado com a Concessionária do Bloco Sul, quando iniciou-se o Plano de Transferência Operacional.
Pela projeção prevista, a etapa de preparação se estenderá até janeiro. Depois disso, começa a fase de operação assistida, quando Infraero e CCR coordenam juntas as ações nos terminais de Pelotas, Bagé e Uruguaiana.
Por fim, em março, a concessionária assume sozinha as operações nos três aeroportos. A data exata será anunciada pela CCR no ano que vem.
Além dos terminais do Rio Grande do Sul, a empresa também será responsável pelos aeroportos de Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (PR), Bacacheri (PR), Londrina (PR), Joinville (SC) e Navegantes (SC). O leilão foi realizado em abril.
Os três aeroportos gaúchos
Bagé
O Aeroporto Comandante Gustavo Kraemer fica na zona rural de Bagé, a 60 quilômetros da fronteira com o Uruguai. O terminal já opera com aeronaves particulares, táxis aéreos e jatos executivos.
Pelotas
O Aeroporto João Simões Lopes Neto fica a sete quilômetros do centro de Pelotas. Já recebe voos comerciais regulares da Azul que conectam o município a Porto Alegre.
Uruguaiana
O Aeroporto Rubem Berta fica a seis quilômetros do centro de Uruguaiana e a oito quilômetros da fronteira com a Argentina. Já recebe voos comerciais regulares da Azul que conectam o município a Porto Alegre.