O início das obras da tão aguardada duplicação da ponte do Rio dos Sinos, no quilômetro 247 da BR-116, ainda está indefinido. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, já prometeu o começo dos trabalhos para novembro do ano passado. Depois, para março de 2021.
Mas isso não irá ocorrer. Há dois entraves atuais. Um deles foi avisado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em janeiro. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) precisa conceder a licença de instalação, que irá permitir o início das obras.
O outro envolve a falta de dinheiro que atinge a autarquia. Como a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021 ainda não foi votada pelo Congresso Nacional, os recursos deste ano ainda não entraram no caixa do Dnit. A previsão atual é que a apreciação da matéria pelos parlamentares só ocorra no fim do mês.
Além da duplicação, estão previstos o alargamento das atuais pontes sobre o Rio dos Sinos; a construção de um novo viaduto de acesso à RS-240, no bairro Scharlau, em São Leopoldo; e a ampliação da quantidade de faixas da BR-116, entre os viadutos João Corrêa e o acesso ao bairro Scharlau.
Este é o principal gargalo da Região Metropolitana desde a inauguração da Rodovia do Parque, em 2013, e do viaduto de Sapucaia do Sul, em 2014. Segundo a autarquia, este trecho de São Leopoldo recebe por dia 140 mil veículos.
O contrato com o consórcio de empresas EPC, Sogel, Mac e Iguatemi, foi assinado em dezembro de 2019. Ele será o responsável por executar os projetos de melhorias previstos entre Porto Alegre e Novo Hamburgo. A autorização ocorreu três anos e meio depois da realização da licitação.
Este é um contrato de R$ 392 milhões - valores de 2014 - que prevê uma série de obras em 38,5 quilômetros e tem prazo de vigência de três anos. A escolha da empresa foi parar na Justiça e o Dnit precisou aguardar a decisão final para dar autorização de início aos trabalhos
O trecho de Esteio deverá receber a maior quantidade de novas obras, principalmente na região do Parque de Exposições Assis Brasil. Canoas terá um cruzamento por baixo da BR-116, próximo do Conjunto Comercial. Estão previstas também construções de ruas laterais e implantação de terceira faixa, inclusive em viadutos.