O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) concedeu a aprovação ao projeto básico de duplicação da BR-116 no trecho da ponte sobre o Rio dos Sinos. De acordo com a assessoria do órgão, é aguardada a análise do Ibama sobre as questões ambientais da região, para poder dar início à obra.
Além da duplicação, estão previstos o alargamento das atuais pontes sobre o Rio dos Sinos; a construção de um novo viaduto de acesso à RS-240, no bairro Scharlau, em São Leopoldo; além da ampliação da quantidade de faixas entre os viadutos João Corrêa e o de acesso ao bairro Scharlau.
Este é o principal gargalo do trecho desde a inauguração da Rodovia do Parque, em 2013, e do viaduto de Sapucaia do Sul, em 2014. Segundo a autarquia, este trecho de São Leopoldo recebe por dia 140 mil veículos.
O contrato com o consórcio de empresas EPC, Sogel, Mac e Iguatemi, foi assinado em dezembro de 2019. Ele será responsável por executar os projetos de melhorias previstos entre Porto Alegre e Novo Hamburgo.