Jocimar Farina

Jocimar Farina

Jornalista formado pela Unisinos e pós-graduado em Especialização em Ciências Penais pela PUCRS. Apresentador e repórter da Rádio Gaúcha, além de comentarista da RBS TV, acompanha o andamento, ou não, dos principais projetos e obras de mobilidade do Rio Grande do Sul.

Fiscalização

Começa a instalação dos novos pardais de Porto Alegre; saiba onde estão os primeiros

Ao todo, 53 equipamentos serão colocados em pontos com maior potencial de acidente

Jocimar Farina

Enviar email

Enquanto os antigos pardais são retirados das ruas e avenidas de Porto Alegre, os novos já começam a ser instalados. Ao todo, serão 53 controladores de velocidade que serão colocados em pontos com maior potencial de acidente.

A preparação vem ocorrendo desde a semana passada com a instalação de novos postes. Na Avenida Diário de Notícias, no bairro Cristal, os pardais já foram colocados. A Avenida Ipiranga, no bairro Rio Branco, também está na relação para receber os primeiros pardais, assim como a Avenida Sertório, na Zona Norte. 

Os 45 equipamentos antigos, da empresa Perkons, estão sendo retirados porque o contrato de cinco anos chegou ao fim em 18 de agosto. A empresa se comprometeu a concluir a retirada até 24 de setembro. 

No novo contrato, que foi assinado com a Focalle, a empresa tem até dois de outubro para instalar a primeira parte dos pardais e 16 de novembro para concluir a colocação. Eles já precisarão estar registrando excesso de velocidade nestas datas.

Para que isso possa ocorrer é necessário que os controladores passem por aferição. Ela poderá ocorrer pelo Inmetro ou pela própria empresa, conforme resolução de 2019 do órgão fiscalizador. 

Segundo levantamento da  Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), houve redução de 87% nos acidentes nos locais onde os controladores são instalados. Dados da Comissão de Análise dos Acidentes com Vítimas Fatais do Programa Vida no Trânsito (PVT), de 2012 a 2019, dos 778 acidentes analisados, que resultaram em 805 mortes, o principal fator de risco identificado foi a velocidade excessiva ou inadequada, aparecendo em 33% dos casos.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Perimetral

04:00 - 05:00