Pouco mais de um mês após ter recebido as propostas das empresas que pretendem instalar e manter os 53 novos controladores de velocidade, a prefeitura de Porto Alegre ainda não conseguiu concluir o processo de contratação. As participantes recorreram do resultado que classificou a Kopp Tecnologia como vencedora. A licitação ainda não foi homologada.
Depois da disputa ser concluída, ainda restará assinar o contrato, instalar os novos pardais, esperar a aferição do Inmetro para só depois os equipamentos estarem aptos a registrar excesso de velocidade. Tudo isso precisa ocorrer em 32 dias, caso a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) pretenda evitar o desligamento dos atuais 45 controladores.
O contrato em vigor, com a empresa Perkons, tem duração de cinco anos. Foi assinado em 2015. Naquela ocasião, a troca de empresas também motivou o desligamento temporário dos equipamentos. Na ocasião, a substituição foi rápida, o que deixou os controladores desligados por poucos dias.
O cenário atual indica que o desligamento ser maior. A contratação, por meio de licitação, começou em abril. Segundo levantamento da EPTC, houve redução de 87% nos acidentes nos locais onde os 45 controladores estão instalados.