Os pardais das ruas de Porto Alegre estão sendo retirados. Os controladores são de propriedade da empresa Perkons. Equipamentos que estavam instalados na Avenida Castello Branco, na Avenida Beira-Rio e na Avenida Padre Cacique já foram removidos.
Este contrato, que teve duração de cinco anos, chegou ao fim em 18 de agosto. A empresa informa que começou a retirada dos pardais em 26 de agosto. O término da retirada dos 45 controladores deverá ser concluído até 24 de setembro.
Do cronograma de oito etapas, a empresa está realizando atualmente a segunda. O cronograma de remoção dos pardais não é informado pela empresa como forma de segurança dos profissionais, já que é comum eles serem agredidos por pessoas que não gostam deste tipo de fiscalização pela cidade.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) esclarece que está ocorrendo a troca dos equipamentos. Além da reposição dos 45 controladores, Porto Alegre terá mais oito pontos extras de fiscalização.
No novo contrato, que foi assinado com a Focalle, a empresa tem até dois de outubro para instalar a primeira parte dos pardais e 16 de novembro para concluir a colocação. Três deles já estão em processo de instalação.
Segundo levantamento da EPTC, houve redução de 87% nos acidentes nos locais onde os controladores são instalados. Dados da Comissão de Análise dos Acidentes com Vítimas Fatais do Programa Vida no Trânsito (PVT), de 2012 a 2019, dos 778 acidentes analisados, que resultaram em 805 mortes, o principal fator de risco identificado foi a velocidade excessiva ou inadequada, aparecendo em 33% dos casos.