O Ministério do Esporte (MEsp) publicou, na noite desta sexta-feira (27), uma nota anunciando o aporte financeiro de R$ 753 mil ao projeto "Remar para o Futuro". O valor será empenhado à instituição de Pelotas neste sábado (28), depois de dois meses do acidente que matou nove pessoas no interior do Paraná.
Em 30 de outubro (10 dias depois do acidente), o ministério anunciou a destinação de R$ 660 mil para o projeto. Mas, também nesta sexta (27), Zero Hora apurou que o projeto não teria acesso ao dinheiro prometido pela pasta.
Por volta das 21h45min, o MEsp publicou o comunicado em seu site oficial. "O Ministério do Esporte informa que não houve cancelamento de verbas para o projeto 'Remar para o Futuro'".
Em seguida, anunciaram o recurso, com um valor superior ao anteriormente prometido.
A nota também diz que uma parceria entre a pasta e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) "assegura a continuidade das atividades de remo na região, oferecendo o suporte necessário para o desenvolvimento esportivo e a valorização de talentos locais."
Sobre o Projeto
O projeto "Remar para o Futuro" é fruto de parceria entre a UFPel, a prefeitura e o Clube Centro Português 1º de Dezembro. O objetivo é a socialização de alunos da rede pública municipal por meio do esporte.
Desde o acidente, o projeto — que completa 10 anos em 2025 — está com 15 vagas abertas para novos atletas. Elas deverão ser preenchidas por estudantes da rede municipal de ensino da cidade.
Ao todo, 35 estudantes foram pré-selecionados, por meio de avaliações antropométricas (envergadura e massa corporal) e físicas (resistência, força, velocidade e flexibilidade). Os que não foram selecionados, mas se enquadrarem nos parâmetros e tiverem interesse, podem entrar em contato pelas redes sociais do projeto.
Relembre o acidente
Na noite de 20 de outubro de 2024, um van que transportava a equipe de remo do projeto "Remar para o Futuro" teria sido atingida por uma carreta que perdeu os freios, na altura do km 665 da BR-386. Nove pessoas morreram — sete atletas do projeto, o coordenador e o motorista. Um atleta sobreviveu.
O grupo estava voltando do Campeonato Brasileiro de Remo, em São Paulo. Na competição, segundo a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, o time conquistou sete medalhas nas categorias em que fez parte.
O motorista da carreta, um homem de 30 anos, teve alta. O condutor de um terceiro veículo envolvido na ocorrência não se feriu.
*Produção: Nikolas Mondadori