Durou dois anos a parceria entre a prefeitura de Porto Alegre e a empresa de transporte Uber. Ela era a responsável por fazer a conservação do espaço de 1,6 quilômetro na orla do Guaíba, entre a Usina do Gasômetro e a rótula das Cuias.
“Para a Uber, foi um prazer estarmos juntos nos últimos dois anos e entendemos que nossa contribuição neste período de inauguração da nova Orla, apesar de modesta, ajudou a população a vivenciar este marco da relação de Porto Alegre com o Guaíba”, expressou a empresa em comunicado feito à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams).
O contrato foi encerrado em 20 de agosto e não foi mais renovado. Com o fim da adoção, a prefeitura volta a assumir os serviços de manutenção.
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) é o responsável pelo recolhimento do lixo e a manutenção do sanitário de pedra. A Smams realiza a varrição e roçada do espaço. Já a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SmSurb) cuida da manutenção dos equipamentos.
Essa divisão de tarefas será mantida até que seja definida a nova empresa que ficará responsável pela região. A licitação será realizada nesta segunda-feira (31). O vencedor também assumirá a gestão do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho pelo período de 35 anos.
O critério de julgamento da licitação será o maior valor de outorga, com lance mínimo de R$ 200 mil. O investimento estimado do parceiro privado ao longo de todo o contrato é de R$ 325 milhões, que devem ser destinados tanto à operação quanto manutenção e construção de edificações.