Uma das alternativas para garantir remuneração extra foi ratificada pela Carris. A empresa pública de ônibus em Porto Alegre publicou o extrato do contrato da licitação que teve como vencedora a empresa Pajolla Comunicação.
Caberá à ela administrar os espaços publicitários na traseira dos 312 veículos da Carris. O edital foi lançado no ano passado e finalizado em fevereiro com a assinatura do contrato, que terá validade de 1º de março de 2021 a 28 de fevereiro de 2026. Neste período, a Carris irá receber R$ 3,27 milhões.
Do total da frota, 20% ficará disponível para uso de campanhas institucionais da prefeitura. Os demais não poderão receber propagandas de tabagismo, de bebidas alcoólicas, político-partidária, eleitoral, de cunho religioso, de meios de transporte concorrentes da Carris, de empresas que exploram o trabalho infantil ou que desrespeitam o meio ambiente, anúncios que promovam alguma espécie de discriminação ou que desrespeitem as demais legislações vigentes e nem aquelas objeto de restrição por parte do Conselho Nacional de Auto Regulamentação Publicitária.
O recurso que entrará no caixa da Carris ajuda mas não chega nem perto de resolver os problemas administrativos da companhia. Somente no ano passado, a prefeitura precisou realizar um aporte de R$ 66 milhões na companhia, mais do que o triplo de 2019. Consultoria contratada pelo Executivo, ainda na gestão de Nelson Marchezan, em 2020, aponta que esse valor pode chegar a R$ 300 milhões até 2029 se nada for feito na companhia.