O resultado do leilão de concessão da RS-287, ocorrido nesta sexta-feira (18) na bolsa de valores brasileira - em São Paulo - apresentou o grupo espanhol Sacyr como o vencedor da disputa. Caberá ao consórcio Via Central, formado pela Sacyr Concessões e Participações do Brasil e Sacyr Concesiones, se responsabilizar por 204,5 quilômetros da rodovia, entre Tabaí e Santa Maria pelos próximos 30 anos.
A proposta de pedágio sugerida é de R$ 3,36, com deságio de 54,41%. Quando o contrato for assinado, este valor será corrigido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) a partir de maio de 2019.
Como forma de comparação, as últimas concessões de rodovias realizadas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina , tiveram o grupo CCR como vencedor. Para administrar quatro rodovias federais gaúchas, a proposta teve deságio de R$ 40%. Para a concessão do trecho mais ao sul da BR-101 catarinense, o deságio foi de 62%.
Atualmente, a ida e a volta entre Santa Maria e Porto Alegre custam R$ 36,80, nas duas praças de pedágio administradas pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) - em Candelária e Venâncio Aires - e na praça de pedágio da BR-386, em Montenegro - de competência da CCR ViaSul.
Quando o grupo Sacyr assumir as duas praças atuais, o valor da viagem, ida e voltado pedágio, que hoje é de R$ 7,00 reduzirá para R$ 3,36. A viagem entre Santa Maria e Porto Alegre, na ida e volta, custará R$ 22,24 - quase R$ 15 mais barata.
No primeiro ano da concessão, segundo o edital, serão executados os serviços de restauração da rodovia. Somente após o término destes trabalhos, as demais três praças serão construídas - em Tabaí (km 47), em Paraíso do Sul (km 168) e em Santa Maria (km 214).
Após a recuperação do asfalto, e com a construção das três outras praças de pedágio da RS-287 - que viabilizarão a duplicação da rodovia - , a viagem entre as duas cidades aumentará para R$ 42,40, ou seja R$ 5,60 mais cara do que é hoje.
Das obrigações, o vencedor terá que duplicar os trechos urbanos no terceiro e no quarto anos de contrato. Os demais pontos, entre Tabaí e Santa Cruz do Sul, deverão ser duplicados até o sexto ano. De Santa Cruz do Sul a Novos Cabrais, as obras deverão ocorrer até o nono ano de contrato.
Entre o terceiro e quinto anos, a rodovia já terá 7 quilômetros de faixa extra entre Novos Cabrais e Santa Maria. A faixa extra é semelhante à utilizada na RS-040, em Viamão.
Já a duplicação até Santa Maria está prevista para ocorrer entre o décimo nono e vigésimo primeiro ano de contrato. A obra poderá ser antecipada se a média de veículos na rodovia atingir o movimento atual de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires. Quando isso ocorrer, a duplicação será realizada imediatamente.
Das obras de arte previstas na duplicação a mais importante é a ponte do Rio Taquari. Uma nova estrutura, de quase 600 metros será construída. E a atual passará por revitalização integral. Ao todo, serão R$ 2,7 bilhões em investimentos privados